(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Mastologista-Sao-Paulo-mastologista-oncologista-blog

Devo me Consultar com o Oncologista ou Mastologista?

Quando é feito o diagnóstico positivo para o câncer de mama, uma dúvida frequente é sobre se consultar com o oncologista ou mastologista. Hoje vamos tentar esclarecer esta dúvida.

Afinal de contas, quem trata Câncer de mama – o oncologista ou mastologista?

O câncer de mama é um câncer que se forma nas células dos seios. Após o câncer de pele, o câncer de mama é o câncer mais comum diagnosticado em mulheres em todo o mundo. Embora o câncer de mama ocorra tanto em homens como em mulheres, ele é muito mais comum em mulheres.

*** Para saber mais sobre o câncer de mama masculino, leia o blog post Câncer de Mama em Homens publicado pelo blog Mastologista São Paulo. Para saber mais sobre fatores de risco, leia o blog post Fatores de Risco Para o Câncer de Mama.

O que é oncologia?

Oncologia é o ramo da medicina que pesquisa, identifica e trata o câncer. O profissional da medicina que trabalha no campo da oncologia é chamado de médico oncologista.

O oncologista deve primeiro diagnosticar um câncer, o que pode ser feito através de diversos processos como biópsia, endoscopia, raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia ou outros métodos radiológicos.  

O papel do médico oncologista no tratamento do câncer é muito importante dentro de uma equipe multidisciplinar, que pode e deve incluir uma série de outros profissionais, como o radiologista, cirurgião, psiquiatra, fisioterapeuta e nutricionista. O papel desse profissional é ter o controle da situação do indivíduo portador de câncer e da evolução da doença, buscando formas de promover a sua regressão ou o alívio dos sintomas clinicamente.

 O que é mastologia?

A mastologia é a área médica cujo foco é o tratamento das doenças da mama, sejam elas benignas ou malignas. O profissional da medicina que trabalha nesta área é chamado de médico mastologista. O seu trabalho envolve o estudo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a realização de cirurgias e o processo de recuperação da mulher em relação às doenças da mama, o que inclui o câncer de mama.

Assim, enquanto a oncologia tem foco no câncer, a mastologia trata do objeto em si, que é a doença (câncer) na mama. Devido ao câncer de mama ser uma doença que acomete um grande número de mulheres, a mastologia está fortemente associada aos cuidados relacionados a esta doença.

O papel do médico mastologista é desenvolver uma abordagem preventiva e fazer o acompanhamento seguro do quadro clínico de seus pacientes. É recomendado que mulheres acima de 35 anos façam acompanhamento com o mastologista, mesmo que não tenham apresentado sintomas de câncer de mama. Algumas atividades de acompanhamento importantes incluem exames como o ultrassom e a mamografia, registro de histórico pessoal e familiar, além de orientações ativas para prevenir e melhor o prognostico de pacientes.

Assim, o mastologista é de suma importância para o desenvolvimento de um plano preventivo face a alta incidência de câncer de mama no Brasil e em todo o mundo.

Por lidar com uma área do corpo de grande simbologia para a mulher, as doenças da mama, em especial o câncer de mama, acarretam impactos psicológicos e físicos importantes e requerem muita sensibilidade dos profissionais envolvidos no tratamento.

Em suma, na dúvida sobre cuidados com o câncer de mama por um oncologista ou mastologista, é evidente que ambos os profissionais têm papéis complementares e diferentes no tratamento do câncer de mama, fazendo juntos parte de uma equipe multidisciplinar extremamente importante no processo de tratamento das pacientes.

A Dra. Danielle Miyamoto é médica mastologista e mestre em oncologia ginecológica e mamária, oferece atendimento médico humanizado, completo e especializado para suas pacientes.

Formada pela UNICAMP e pela Faculdade de Medicina da USP com cursos de especialização na Itália e França, a Dra. Danielle Miyamoto foi eleita uma mas melhores mastologistas de São Paulo pelo Portal Doctoralia, além de ter excelente avaliação das suas pacientes.

Outros links de interesse:

Câncer de Mama, Obesidade, Alimentação e Atividades físicas

Vamos Falar Sobre Mastologia?

Dicas de Prevenção ao Câncer de Mama

Saúde Feminina – Lições De 2020 Que Devemos Levar Para 2021

Por ter dupla formação em oncologia mamária e mastologia, as pacientes da Dra. Danielle Miyamoto não tem a dúvida sobre consultar um oncologista ou mastologista, portanto, agende já sua consulta – A Dra. Danielle Miyamoto atende na clínica Akta Liv, localizada na Chácara Klabin, Vila Mariana.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

× WhatsApp