(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Mastologia-mastologista-sao-paulo-biopsia-de-linfonodo-sentinela-fita-rosa

O Que é a Biópsia de Linfonodo Sentinela

A biópsia do linfonodo sentinela é um dos procedimentos recomendados em casos de câncer de mama. De doença mutiladora e dificilmente tratável, hoje o câncer de mama tem bom prognóstico, principalmente quando diagnosticado e tratado precocemente.

O que é o linfonodo sentinela?

O linfonodo sentinela é nome dado ao primeiro linfonodo (nódulo linfático) que recebe células cancerígenas originadas num tumor próximo e atua como a primeira barreira de defesa do organismo contra a metástase (espalhamento do câncer). Estão intimamente relacionados ao câncer de mama e frequentemente sua retirada é recomendada em pacientes com a doença e sem suspeita de doença “grosseira” nos linfonodos da axila. Um ou mais linfonodos localizados na axila do mesmo lado do tumor de mama podem ser retirados no procedimento de biópsia de linfonodo sentinela.

O que é a biópsia de linfonodo sentinela?

O nome é comprido e parece difícil, mas a biópsia de linfonodo sentinela consiste na retirada de 1 a 3 linfonodos da axila, do mesmo lado do tumor da mama. Seriam os primeiros linfonodos que recebem a drenagem linfática da mama e, portanto, os primeiros onde as células tumorosas poderão se alojar fora da área do tumor.

AKTA-Liv-Mastologia-mastologista-sao-paulo-biopsia-de-linfonodo-sentinela

Para que serve a biópsia de linfonodo sentinela?

É muito comum que o câncer de mama se dissemine para os linfonodos mais próximos, localizados na axila e no mesmo lado onde o tumor se encontra. Um dos fatores mais importantes a serem considerados no tratamento do câncer de mama é a presença ou a ausência de metástase nos linfonodos da axila, o que pode determinar, inclusive, a necessidade ou não de tratamentos com terapias adicionais, como quimioterapia e radioterapia.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como é feita a retirada do linfonodo sentinela?

A remoção do linfonodo sentinela é muitas vezes realizada como parte da cirurgia principal para retirada do câncer de mama, mas em alguns casos, ela pode ser feita num procedimento separado.
O procedimento pode ser realizado através da técnica da injeção do corante “azul patente” ou de um rádiofármaco chamado tecnécio. É possível identificar o(s) linfonodo(s) corado(s) pelo azul ou então com o uso do gamaprobe, que nos envia um sinal ao localizarmos o linfonodo desejado.
O linfonodo então é removido e enviado para análise do médico patologista (biópsia do linfonodo sentinela).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por que fazer a avaliação desses linfonodos da axila?

A avaliação desses linfonodos verifica a presença ou não de metástases do câncer de mama na região axilar em decorrência da drenagem da linfa do tumor para estes nódulos. Esta avaliação é importante pois nos dá a informação do comprometimento ou não da região, o que pode modificar a indicação de exames adicionais para pesquisa de doença em outros órgãos como pulmão, fígado e ossos. O resultado da biópsia de linfonodo sentinela pode ainda orientar a indicação de tratamentos adicionais do câncer de mama como necessidade ou não de retirada dos demais gânglios da axila (esvaziamento axilar), radioterapia das drenagens da mama ou quimioterapia.

A biópsia de linfonodo sentinela tem efeito colateral?

Os efeitos colaterais tanto da biópsia de linfonodo sentinela como do esvaziamento axilar estão relacionados à modificação da sensibilidade, principalmente da parte interna do braço, formigamento, mobilidade e edema (inchaço) no braço onde foi feita a cirurgia axilar. Esses efeitos podem ou não ocorrer em ambas as cirurgias, sendo mais frequentes no esvaziamento axilar e mais raros quando realizamos apenas a biópsia de linfonodo sentinela. É possível amenizar os sintomas com fisioterapia especializada da região.

Esta semana a Dra. Danielle Miyamoto (Mastologista São Paulo) publicou um vídeo em seu Instagram onde conta mais sobre o procedimento de biópsia de linfonodo sentinela. Você pode assistir clicando aqui!

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

 

 

× WhatsApp