Por razões anatômicas, mulheres têm maiores chances de perder urina durante a prática de atividades físicas, rotina essencial para quem deseja perder peso de maneira saudável. Para resolver essa questão é preciso prestar atenção aos sinais do corpo e consultar um especialista na região pélvica se notar alguma alteração.
Perder urina é uma condição involuntária que pode levar a uma maior dificuldade para perder peso. Praticar atividade física é peça-chave para o processo de emagrecimento. Porém, algumas pessoas relatam a perda de urina durante os exercícios, o que atrapalha que bons resultados sejam conquistados.
Adotar novos hábitos para emagrecer e ter uma melhor qualidade de vida é um desafio e tanto, mas que vale a pena. Porém, se você estiver sofrendo com episódios de perda de urina, o seu resultado poderá não ser o mesmo. Daí a importância de buscar ajuda médica assim que o problema começar.
Incontinência urinária durante a prática de atividade física não é normal e nós vamos te ajudar a entender os motivos. Veremos também por que esse problema é mais comum entre as mulheres.

Por que algumas pessoas sofrem mais com incontinência urinária?
A incontinência urinária ocorre quando há a perda involuntária de urina pela uretra independente de uma pessoa estar ou não de bexiga cheia. Esses episódios normalmente acontecem ao espirrar, tossir, rir, levantar algum tipo de peso, subir escadas ou fazer atividade física.
Ela atinge homens e mulheres de todas as idades. Porém, perder urina é mais comum entre as mulheres devido às diferenças anatômicas na região pélvica e às mudanças que ocorrem no corpo feminino durante a gravidez e o parto. A uretra da mulher é mais curta que a de um homem, que possui de três a quatro vezes o tamanho da uretra feminina. Além disso, mulheres possuem apenas um mecanismo de continência, chamado assoalho pélvico. Já os homens possuem dois, chamados de esfíncter muscular do assoalho pélvico e próstata.
O escape da urina em mulheres pode ocorrer devido a alguns fatores de risco, como mudanças hormonais (a exemplo, a menopausa), consequências de gestações e partos, obesidade e a idade (esse problema é mais comum na velhice). No caso das gestações, mulheres que passaram por uma ou mais gestações, independentemente da via do parto, sofrem uma redução da tensão da musculatura pélvica, que também pode estar relacionada ao peso adquirido ao longo da gravidez, o que pode levar à incontinência urinária por esforço.
O profissional responsável por analisar o caso, diagnosticá-lo e oferecer o melhor tratamento para o seu quadro é um ginecologista com ênfase em uroginecologia, que estuda o trato urinário baixo, a bexiga e a uretra, assim como a maneira que acontece a relação desses órgãos com o intestino, reto, útero e músculos. Os médicos formados nessa especialidade cuidam da saúde da região pélvica da mulher. Portanto, não desista de seguir firme no seu processo de emagrecimento por perder urina. Procure ajuda especializada.

O que fazer se começar a perder urina?
Se você começou a perder urina durante a prática de exercícios físicos e quer emagrecer, veja algumas dicas rápidas e práticas que preparamos para você:
- Não desista da prática de atividade física, pois ela é essencial para emagrecer de maneira saudável;
- Não deixe de se hidratar com água ao longo do dia, pois o problema de perder urina não está aí e manter-se hidratado é fundamental para a saúde;
- Faça xixi antes de começar os seus treinos;
- Procure um fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica para trabalhar exercícios com foco em fortalecimento da musculatura pélvica.
Ainda assim, o mais recomendado é que você busque a ajuda de uma ginecologista experiente em uroginecologia, ou de um urologista. Este profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso de incontinência. Lembre-se: a prática de atividades físicas não é motivo para perder urina. Ela é um fator que revela que algo não vai bem.
Perder urina atrapalha o seu emagrecimento e nossa equipe pode te ajudar
Agora que você sabe que perder urina pode ser prejudicial ao seu processo de emagrecimento, chegou a hora de buscar ajuda especializada.
No Centro Terapêutico Akta Liv acreditamos que os pacientes podem emagrecer e conquistar mais qualidade de vida de maneira saudável e personalizada. Os três pilares do nosso trabalho são o cuidado com a alimentação, o metabolismo e o comportamento. Contamos com endocrinologistas, nutricionistas, uroginecologistas e psicólogos na nossa equipe.
É por isso que podemos te ajudar a partir de hoje a parar de perder urina durante a realização dos seus exercícios diários.
Clique aqui para conhecer a nossa equipe multidisciplinar e marcar a sua primeira consulta.
Para mais conteúdos como este, acesse o nosso blog.
No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!