A reabilitação para idosos tem sido cada vez mais empregada nos cuidados com a saúde desta população, já que o aumento da expectativa de vida do brasileiro fez com que houvesse um crescimento dos problemas associados à velhice e que requerem cuidados especiais.
O fisioterapeuta é um profissional da saúde cujo trabalho pode ser empregado tanto em processos de prevenção como em processos de reabilitação de pessoas de todas as idades. Por ter uma atuação que abrange todo o corpo, o fisioterapeuta atua no tratamento e prevenção de alterações de movimento e função, como nos distúrbios neurológicos, musculoesqueléticos, respiratórios, oncológicos e ginecológicos.
Pacientes que perderam total ou parcialmente a capacidade de realizar algumas atividades normalmente se beneficiarão de um tratamento de reabilitação através da fisioterapia e de outras especialidades médicas. Esta perda pode ter ocorrido por alguma lesão, tumores, cirurgias, distúrbios progressivos ou um acidente vascular cerebral.
O processo de reabilitação poderá ser realizado por profissionais diferentes, a depender da área afetada, e pode estar relacionado a:
- Reaprender habilidades de fala, atividades do dia a dia, etc.;
- Recuperar força após um acidente; e
- Aprender a maneira correta de realizar tarefas do dia a dia.

Para que serve a reabilitação
De modo geral, a reabilitação tem como objetivo recuperar habilidades motoras que tenham sido perdidas pelo paciente ou treinar aquelas habilidades que tenham sido conservadas, proporcionando alternativas de adaptação às funções e ambientes de acordo com a capacidade de cada indivíduo e orientando as pessoas que sejam de seu convívio. Neste sentido, a reabilitação adquire um caráter até mesmo social, pois permite que o paciente seja reintegrado à sua vida social, mesmo quando a cura total não é possível.
A reabilitação para idosos, que geralmente apresentam comprometimentos crônicos, costuma ser menos intensiva e um período mais longo de duração. Os objetivos costumam ser diferentes da reabilitação de pessoas mais jovens ou que apresentem um comprometimento apenas temporário, como nos casos em que ocorre uma queimadura ou fratura.
Na reabilitação de um paciente que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) ou um outro evento incapacitante, o objetivo da reabilitação será restabelecer a capacidade de realizar as atividades quotidianas com o máximo de autonomia possível, como comer, utilizar o banheiro, vestir-se, etc. O objetivo da reabilitação de um paciente jovem que sofreu apenas uma fratura é o restabelecimento de todas as funções corporais o mais rápido possível.

Reabilitação para Idosos
A idade avançada pode vir acompanhada de uma série de dificuldades naturais ao processo de envelhecimento do corpo. É comum que a partir de uma certa idade o corpo já não responda aos nossos comandos com a agilidade que gostaríamos, assim como ficamos mais sujeitos ao surgimento de doenças que afetam a nossa capacidade de realizar as tarefas do dia a dia.
Três são as principais razoes pelas quais a reabilitação para idosos poderá ser aplicada: envelhecimento fisiológico, eventos agudos (como quedas e outros acidentes) ou situação de fragilidade inerente à idade. No Brasil, cerca de 35% das pessoas acima de 65 anos caem pelo menos uma vez ao ano. Este número sobe para 50% entre as pessoas acima de 80 anos.
Como mencionamos aqui em cima, o prejuízo ou a própria perda de capacidade motora podem ser mitigados pela reabilitação para idosos, e cujos benefícios vão além da simples reabilitação física. A manutenção de um certo grau de independência no dia a dia faz toda a diferença na qualidade de vida dos idosos, que se sentem mais autossuficientes e alegres, diminuindo o risco de ansiedade e depressão, tão comuns nesta faixa etária.
Assim, reabilitação para idosos além de poder ser empregada na recuperação de idosos que tiveram algum problema médico, como um AVC, quedas ou cirurgias, ela também pode ser utilizada nos casos em que os idosos, embora saudáveis, já sintam um declínio nas suas capacidades de realização de atividades do dia a dia. A Organização Mundial da Saúde descreve a fisioterapia para idosos como o “processo que visa alcançar, e posteriormente manter, os melhores níveis funcionais possíveis nos campos físico, sensorial, intelectual, psicológico e social” do idoso.
Quais são os melhores exercícios de reabilitação para Idosos
Dores articulares e problemas ósseos são uns dos principais fatores de perda de qualidade de vida entre a população idosa. Mas um programa de reabilitação para idosos pode minimizar estes problemas e proporcionar a eles uma vida mais independente.
Importante ressaltar que o trabalho de reabilitação para idosos deve ser feito com um fisioterapeuta, já que os exercícios devem levar em consideração a individualidade de cada paciente. O foco será exercícios mais leves e que trarão efeitos de longo prazo na saúde física e mental do idoso.
Entre em contato conosco para saber mais sobre o tratamento de reabilitação para idosos com o Fisioterapeuta Guilherme Abreu, pós graduado em saúde do idoso pela UNIFESP.
O espaço de Fisioterapia e Pilates no Centro Terapêutico AKTA Liv passou por mudanças recentemente! Agora, além de toda a estrutura para as sessões de Fisioterapia e aulas de Pilates, nós agora contamos também com ótimos aparelhos para exercícios cardiorrespiratórios e uma estrutura para a prática de exercícios funcionais.
***
No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.
O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.
Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:
Siga-nos nas redes sociais: