(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Mastologia-Vila-Mariana-risco-de-cancer-de-mama

É Possível Diminuir o Risco de Câncer de Mama?

Como as causas do câncer de mama ainda não são totalmente compreendidas, não se pode afirmar que existe uma forma concreta para prevenir a doença; mas existem cuidados que podem ser tomados para ajudar a diminuir o risco de câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce de pessoas que apresentam sintomas ou sinais iniciais da doença, e o rastreamento de mulheres que possam ter maior risco.  

Estudos indicam que algumas mudanças no estilo de vida podem diminuir o risco do câncer de mama, mesmo em mulheres consideradas de alto risco. Existem vários critérios importantes na identificação de mulheres que apresentam maior risco para o desenvolvimento da doença. Esses critérios incluem a avaliação do histórico familiar, testes genéticos, revisão clínica do paciente e avaliação da densidade mamográfica.

Como posso diminuir o risco de câncer de mama?

Muitos dos fatores de risco estão além do nosso controle. Os principais são nascer do sexo feminino e envelhecer.

Mas algumas práticas podem ser adotadas para reduzir o risco, como:

Mantenha um peso saudável: tanto o aumento do peso corporal quanto o ganho de peso na idade adulta estão associados a um aumento do risco de câncer de mama após a menopausa. A melhor forma de manter um peso saudável ao longo da vida é equilibrando a dieta e praticando atividade física regularmente.

Faça atividade física regularmente: a prática de atividade física moderada a vigorosa está associada a um menor risco de câncer de mama, daí a importância da prática regular. A American Cancer Society recomenda que os adultos pratiquem pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa por semana, de preferência durante a semana. Chegar ou ultrapassar o limite superior de 300 minutos seria o ideal.

Atividade física moderada é qualquer atividade que faça com que você respire com uma certa dificuldade, como durante uma caminhada rápida. Ela causa um ligeiro aumento na frequência cardíaca e na respiração. Na prática de atividades físicas moderadas a pessoa consegue falar, porém não cantar. Atividade física vigorosa é qualquer atividade física que exija maior intensidade. Ela causa um aumento da frequência cardíaca, suor mais intenso e a respiração fica mais rápida.

Diminua o consumo de álcool: Quanto mais álcool a mulher consome, maior o seu risco de desenvolver câncer de mama. A recomendação geral – baseada em pesquisas sobre o efeito do álcool no risco de câncer de mama – é limitar-se a menos de uma dose de bebida alcoólica por dia, pois mesmo pequenas quantidades aumentam o risco.

Não fume: É sabido que o uso de cigarro aumenta a probabilidade do desenvolvimento de câncer de pulmão, e pesquisas sugerem que os agentes carcinogênicos do cigarro podem aumentar o risco de outros tipos de cânceres, incluindo o risco de câncer de mama.

Amamentação: A amamentação pode desempenhar um papel importante na prevenção do câncer de mama. Quanto mais você amamentar, maior será o efeito protetor.

Existe uma relação entre dieta e risco de câncer de mama?

Não existe uma ligação clara entre dieta e risco aumentado de câncer de mama, mas esta é uma área ativa de estudo. Alguns estudos sugerem que uma dieta rica em vegetais, frutas e laticínios ricos em cálcio, mas pobre em carnes vermelhas e processadas, pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama. Entretanto não está claro se vegetais, frutas ou outros alimentos específicos podem reduzir este risco.

Mas só porque a ciência ainda nao conseguiu comprovar uma relação de causalidade entre dieta e câncer de mama, não significa que não há motivo para seguir uma dieta saudável. Uma dieta com baixo teor de gordura, carne processada e vermelha e bebidas açucaradas, mas rica em frutas e vegetais pode claramente ter muitos benefícios à saúde, incluindo em relação a outros tipos de câncer.

Não há evidências de que tomar certas vitaminas ou qualquer outro tipo de suplemento dietético tenha efeito protetor contra a doença.

Saiba mais:

Você sabe como prevenir o câncer de mama?

Fatores de Risco Para o Câncer de Mama

A Dra. Danielle Miyamoto é médica mastologista e mestre em oncologia ginecológica e mamária, oferece atendimento médico humanizado, completo e especializado para suas pacientes.

Formada pela UNICAMP e pela Faculdade de Medicina da USP com cursos de especialização na Itália e França, a Dra. Danielle Miyamoto foi eleita uma mas melhores mastologistas de São Paulo pelo Portal Doctoralia, além de ter excelente avaliação das suas pacientes. Saiba mais sobre a Dra. Danielle Miyamoto no site www.mastologistasaopaulo.com.br.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook