(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Queda-de-cabelo-feminina-blog

Queda De Cabelo Feminino: Entenda As Causas Hormonais E Confira Dicas Para Evitar O Problema

A queda de cabelo feminino acomete um número maior de mulheres do que se imagina. Várias são as causas deste problema, como o uso de certos medicamentos, carência de vitaminas e questões hormonais.

Produzidos pelas glândulas endócrinas, os hormônios são essenciais para o funcionamento do corpo humano e atuam como reguladores de diferentes funções. A falta ou o excesso de alguns deles pode ocasionar desequilíbrios em nossa saúde e bem-estar, como a queda de cabelo.

Embora a calvície seja frequentemente associada a homens mais velhos, a queda de cabelo feminino é um problema que acomete cerca de 40% das mulheres, em diferentes idades e fases da vida.

Por dia, as pessoas perdem cerca de 150 fios (dos 150 mil que, em média, possuímos em nosso couro cabeludo) em um ciclo natural de crescimento e queda. Isso porque, constantemente, estamos mexendo neles; seja no banho, quando penteamos ou quando estamos secando-os, e ao longo do dia, mesmo sem notar. Contudo, é necessário estar atento se essa queda de cabelo começa a ultrapassar os níveis normais.

A testosterona, hormônio masculino responsável por regular diferentes processos do corpo, é a principal causa da calvície. O ovário policístico (SOP) – problema que acomete entre 5 a 10% de mulheres em idade reprodutiva -, por exemplo, aumenta a incidência da testosterona em mulheres, o que pode levar ao quadro. Outras causas dessa queda de cabelo são o alto nível de estresse, a deficiência de nutrientes e a predisposição genética.

Ainda falando em questões hormonais, é importante destacar que mulheres estão, ao longo de toda a vida, suscetíveis a diferentes mudanças em seus hormônios, principalmente em períodos como a gravidez, o pós-parto e a menopausa. No pós-parto, há uma alteração radical nos níveis hormonais, ocorrendo um aumento do estrogênio e da progesterona – hormônios femininos -, deixando os fios quebradiços e finos, o que leva à queda de cabelo. Nessa época, é possível observar falhas no couro cabeludo, logo acima da testa.

Na menopausa, apesar de cada mulher ter um processo bastante particular, a maioria apresenta um sintoma em comum, conhecido como afinamento capilar, causado pela queda de estrogênio que, por sua vez, leva também à queda dos folículos capilares. O problema pode, ainda, estar relacionado ao uso de medicamentos diversos e contraceptivos.

Como tratar a queda de cabelo feminino?

Atualmente, muitos são os tratamentos oferecidos às mulheres que sofrem com esse problema. A queda de cabelo feminino não é apenas uma consequência da falta de saúde, mas representa, também, um problema para a autoestima de quem sofre com ela.

O acompanhamento com endocrinologista é recomendado em casos de queda de cabelo feminino pois o problema pode ser hormonal. A paciente também pode buscar acompanhamento complementar com um dermatologista para identificar o tipo de cabelo e couro cabeludo do paciente (tais como oleoso, normal, seco, muito seco etc.), pois isso poderá influenciar a maneira como o tratamento será conduzido.

Esteja atenta aos seus principais hábitos do dia a dia, como a alimentação, a ingestão de bebida alcóolica ou tabaco, bem como a prática de exercícios. Pequenas e grandes escolhas da nossa rotina impactam diretamente o nosso bem-estar, assim como no crescimento – saudável ou não – dos nossos fios. Para que eles se mantenham firmes e fortes, com a saúde dos folículos em bom estado, os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse), vitamina D, hormônios THS, testosterona, estrogênio e progesterona precisam estar equilibrados.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Queda-de-cabelo-feminina-escova-com-cabelos-blog

Confira, abaixo, uma seleção de dicas simples que vão te ajudar a combater a queda de cabelo feminino no dia a dia:

Hidrate-se

Entre seus diversos benefícios, o consumo de água hidrata o nosso couro cabeludo, evitando seu enfraquecimento. Não se esqueça de ingerir, no mínimo, 2,5 litros de água por dia, garantindo o bem-estar do seu corpo por completo e evitando qualquer dilema com os fios.

Cuidado com o estresse

Entre as suas mais variadas consequências, o alto nível de estresse pode ocasionar a queda de cabelo ao aumentar os níveis de cortisol no corpo, gerando problemas como o aumento do nível de oleosidade do couro cabeludo e a alopecia. Portanto, lembre-se de manter uma rotina saudável que garanta uma boa qualidade de vida.

Consulte um endocrinologista

Várias são as causas da queda de cabelo feminino (hormonais ou não), portanto, para garantir um diagnóstico confiável e tratamento seguro, consulte um endocrinologista, que te auxiliará a identificar os motivos do seu problema capilar, tais como alta ou queda das taxas hormonais, anemia, descontrole da tireoide, entre outros.

Se você sofre com queda de cabelo feminino entre em contato com a nossa clínica e agende uma consulta com um dos endocrinologistas do Centro Terapêutico AKTA Liv.

Outros posts de interesse:

Médico Endocrinologista – O Que Este Profissional Pode Fazer Pela Sua Saúde?

Envelhecimento E Os Hormônios – O Que Muda Com A Idade?

***

No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook