(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Mastologia - mastologista sao paulo - akta liv - cancer de mama - mastologia

Vamos Falar Sobre Mastologia?

Muitas pessoas ja ouviram falar desta especialidade mas associam-na exclusivamente ao câncer de mama. Neste post vamos conhecer um pouco mais desta especialidade que é importante para a saúde de mulheres e homens!

 

O que é a mastologia?

 A Mastologia é a especialidade que estuda as glândulas mamárias com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas das mamas. A mastologia não se limita aos cuidados apenas com as mulheres, embora elas constituam a grande maioria das pacientes da especialidade, os homens também podem ser acometidos por doenças da mama.

Como se tornar um mastologista?

No Brasil, o médico que opta por se especializar em Mastologia deve primeiro se especializar em Cirurgia Geral (residencia médica com duração de 2 anos) ou em Ginecologia e Obstetrícia (residencia médica com duração de 3 anos). A residência médica em Mastologia tem duração mínima de dois anos, no total, o medico mastologista estudou de 5 a 6 anos além dos 6 anos de graduação da medicina.

Como é o trabalho de um mastologista?

A Mastologia é uma das especialidades médicas que alia na especialidade tanto a parte clínica quanto a cirúrgica. No dia-a-dia, o mastologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e o acompanhamento de pacientes que apresentam doenças benignas e malignas da mama.

Além de ter profundo conhecimento das glândulas mamárias, é importante que o Mastologista  também tenha conhecimentos oncológicos de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, entre outras opções de tratamento para câncer de mama, além do conhecimento técnico cirúrgico relacionado às doenças mamárias. Geralmente, o Ginecologista a partir dos exames de rotina, seja de imagem ou no próprio exame físico, ao encontrar alterações mamárias, encaminha o paciente ao Mastologista.

mastologista sao paulo - akta liv - mastologia- cancer ginecologico e cancer de mama
Como é uma consulta como o Mastologista?

Na primeira consulta, o Mastologista deverá fazer a anamnese do paciente, que nada mais é do que uma bateria de perguntas feitas à paciente para saber mais sobre ela e o que motivou a consulta, além de entender melhor as características da alteração, como tempo de ocorrência, sintomas associados, entre outros. Nesta consulta o Mastologista fará perguntas que envolvem histórico familiar do paciente, perfil de atividades físicas, alimentação, hábitos, antecedentes pessoais, etc.

Após a anamnese o Mastologista fará um exame clínico das mamas e axilas, por meio de toque, e poderá solicitar exames complementares como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância das mamas.

Se necessário ou recomendável, o Mastologista pode realizar um procedimento chamado punção (uma espécie de biópsia), e é ele também o responsável por uma eventual cirurgia, se for indicada para o tratamento do paciente.

Quais são os exames complementares de mama mais comuns? 

●     Ultrassonografia de mama

●     Mamografia

●     Ressonância magnética de mamas

●     Biópsia de mama por agulha grossa

●     Mamotomia

●     Punção aspirativa de mama

Quais são as doenças mamárias mais comuns? 

Existem uma série de doenças benignas que afetam as mamas e que podem produzir sintomas que se confundem com os sintomas do câncer de mama. Por ser um câncer que acomete grande número de mulheres, o aparecimento de quaisquer sintomas nas mamas costuma causar preocupação. As mastites, nódulos, calcificações na mamografia, dores mamárias, assimetria mamária e secreção do mamilo são alguns dos problemas benignos mais comuns que podem acometer as mulheres.

As doenças da mama englobam uma ampla variedade de patologias, benignas e malignas. Segundo o especialista, a principal queixa da mulher em consulta médica é a dor mamária (mastalgia), seguida de identificação de nódulo. 

●     Câncer de mama

●     Cisto mamário

●     Nódulo mamário

●     Ectasia ductal mamária

●     Ginecomastia

●     Inversão do mamilo

●     Mama extranumerária ou mama acessória

●     Mastite

●     Mastite da amamentação

●     Mastite periductal

●     Necrose gordurosa

●     Tumores benignos de mama 

Clique aqui para conhecer mais sobre as doenças benignas da mama. Clique aqui para conhecer mais sobre o câncer de mama.

Quais são as cirurgias mamárias mais comuns?

Não existe uma cirurgia ideal para todas os pacientes. O Mastologista fará a escolha do tipo de cirurgia considerando qual a doença a ser tratada.

Em caso de cancer de mama, serão considerados o tamanho da mama e o tipo, a localização e as dimensões do tumor. Importante ressaltar que após orientar o paciente quanto aos procedimentos recomendados, a opinião do paciente deve ser ouvida e respeitada. 

  • Mastectomia
  • Adenectomia
  • Ressecção segmentar
  • Quadrantectomia

Clique aqui para conhecer mais sobre as cirurgias da mama. 

Quando devo marcar uma consulta com o Mastologista? 

Ao realizar o autoexame das mamas, sempre que notar algo diferente, é recomendável procurar um Mastologista, independente da idade. 

A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que o primeiro exame de mamografia seja realizado a partir dos 40 anos se nenhuma irregularidade tiver sido encontrada antes e que, após esta idade, a visita ao mastologista seja anual. Já nos casos onde exista histórico de câncer de mama na família, o intervalo entre as consultas deve ser definido pelo mastologista junto com a paciente e o início do acompanhamento, em geral, se inicia antes dos 40 anos. 

Mastologia - mastologista sao paulo - akta liv - Dra. Danielle Miyamoto
Dicas de hábitos saudáveis 

Estudos mostram que sedentarismo, sobrepeso/obesidade e bebida alcoólica aumentam risco de câncer de mama. Assim, manter hábitos saudáveis pode ser fator importante na manutenção da saúde física. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda os seguintes hábitos saudáveis: 

  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados. 
  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais. 
  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino. 
  • Faça exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de exercícios físicos moderados divididos entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos entre os cinco dias. 
  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Links de interesse:

Câncer de Mama, Obesidade, Alimentação e Atividades físicas 

Como Identificar o Câncer de Mama (Parte 1)

Como Identificar o Câncer de Mama (Parte 2)

 

Agende uma consulta com Dra. Danielle Miyamoto – (CRM: 156030, RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083, RQE Mastologia: 73739). Médica mastologista formada pela USP e ginecologista e obstetra formada pela UNICAMP, com título de especialista nas duas áreas.

***

No Centro Terapeutico AKTA Liv trabalhamos com profissionais de diversas áreas médicas e complementares, oferecendo um apoio multidisciplinar nos cuidados com a saúde dos nossos pacientes.

O método AKTA Liv de emagrecimento trabalha primordialmente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Nossos tratamentos focam na perda de peso e sua manutenção a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:

Blog

Consulta

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

***Post originalmente publicado no blog Mastologista São Paulo.

× WhatsApp