Não é segredo que, a partir de uma certa idade, os efeitos do envelhecimento da pele ficam mais visíveis. Linhas de expressão, rugas, ressecamento, manchas de sol, dentre outros são sinais disso. Fique conosco e aprenda mais sobre como evitar o surgimento precoce desses sinais.
O envelhecimento da pele é um processo progressivo e inevitável – faz parte da vida. E, com o progressivo aumento da expectativa de vida no Brasil, as pessoas vivem a velhice por mais tempo. Portanto, questões relacionadas ao envelhecimento, que antes eram preocupações de apenas algumas pessoas, passam a fazer parte da realidade de muitos.
A pele é o primeiro órgão a refletir os efeitos do envelhecimento. Ela vai ficando menos espessa, mais ressecada e começam a surgir as linhas de expressão.
Por volta dos 25 anos, começamos a perder tecido fibroso e a renovação celular se torna cada vez mais lenta. A partir dessa fase, as células somáticas (responsáveis pela formação de tecidos e órgãos) começam a morrer e não são substituídas por outras. De forma geral, esse processo é conhecido como envelhecimento.
De modo geral há três manifestações do envelhecimento da pele: rugas, perda de volume e perda de densidade.
As rugas aparecem, primeiramente, pequenas e rasas nos cantos externos dos olhos. Marcas de expressão na testa e entre as sobrancelhas também surgirão. Além disso, a pele começa a ficar mais flácida, dando ao rosto uma aparência estressada ou triste. Isso leva à uma mudança do semblante da pessoa, que pode causar impressões equivocadas.
A pele é considerada o reflexo de nossos cuidados e hábitos ao longo dos anos. Por essa razão é comum vermos pessoas que não aparentam a idade que possuem, justamente pelos cuidados com a pele. Ou a falta deles. Como veremos, alguns fatores podem potencializar o envelhecimento da pele e conhecê-los é o primeiro passo para evitá-los.

Fatores que aceleram os efeitos do envelhecimento da pele
Os efeitos do envelhecimento da pele podem ser acelerados por motivos intrínsecos ou extrínsecos. Quando há uma interferência de fatores genéticos, hormonais e reações metabólicas, chamamos de intrínsecos.
Já o envelhecimento extrínseco da pele é causado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais. Estilo de vida, exposição à radiação solar ultravioleta, as toxinas do tabaco, álcool e poluição do ar, entre outros, aceleram o processo de envelhecimento da pele.
Um exemplo comum: é fácil notar marcas acentuadas de envelhecimento na pele ao redor dos lábios de pessoas fumantes. Isso acontece porque o calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade da pele da região mais próxima.
Formados dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pelo estresse e pelo fumo, os radicais livres são uns dos maiores causadores do envelhecimento da pele. O álcool, por sua vez, altera a produção de enzimas e estimula a produção desses radicais livres, acentuando assim os efeitos do envelhecimento cutâneo.
Outro fator que você também deve levar em conta é a alimentação. Quando seguimos uma dieta não balanceada, contribuímos para o envelhecimento da pele. Alguns nutrientes são essenciais e devem ser ingeridos regularmente, seja para repor perdas ou para suprir necessidades. Neste último caso, quando o organismo já não produz a quantidade diária suficiente, é necessário repor tais nutrientes pelo uso de suplementos.

É possível retardar o envelhecimento da pele?
O processo de envelhecimento da pele não é reversível, visto que é um processo natural do nosso corpo. Entretanto existem medidas que você pode adotar para retardar o envelhecimento precoce e manter uma pele com aspecto mais saudável.
A aplicação diária do filtro solar é fundamental para evitar danos causados pelos raios ultravioleta. Ainda que o dia esteja nublado ou chuvoso, a incidência de raios ultravioletas continua e é o filtro que protege a sua pele. Dica: marque já uma consulta com o seu dermatologista.
Outra medida que pode combater os efeitos do envelhecimento precoce é apostar em uma dieta rica em frutas e verduras. Esses alimentos são ricos em antioxidantes que são capazes de limitar os efeitos dos radicais livres, já citados anteriormente. Dica: marque já uma consulta com o seu nutricionista.
O estresse emocional também influencia no envelhecimento e deve ser evitado. Quando estamos estressados a distribuição de nutrientes e oxigênio fica comprometida, e a pele passa a produzir menos colágeno e mais radicais livres. Dica: que tal meditar, praticar um hobby ou se consultar com um psicólogo ou terapeuta?
Além disso, e não menos importante, faça acompanhamento com o seu endocrinologista de confiança para monitorar a saúde dos seus hormônios e metabolismo. Afinal de contas, o processo de envelhecimento também envolve o desequilíbrio dos mesmos.
Portanto, apesar do envelhecimento da pele ser um processo natural, isso não significa que você deve renunciar aos cuidados com a mesma. Além dessas medidas que citamos, você pode contar com a ajuda de profissionais de saúde especializados.
O apoio dos profissionais adequados poderá te ajudar a retardar o processo de envelhecimento da pele com estratégias personalizadas e, portanto, com maior chance de sucesso.

Procedimentos dermatológicos para manter a pele saudável
Embora o protetor solar seja, de longe, a melhor opção para combater o envelhecimento precoce da pele, seus efeitos são gradativos e de longo prazo. Cremes antienvelhecimento também conseguem melhorar e os sinais do envelhecimento, mas não são eficazes para acabar com eles.
Por essa razão, alternativas mais imediatas, como procedimentos estéticos são muito procurados para quem quer resultados mais rápidos e de baixo risco. Entre eles estão lasers, luz pulsada, preenchimentos a base de ácido hialurônico, toxina botulínica, peeling químico e procedimentos de dermoabrasão.
As alternativas mais frequentes são: aplicação de toxinas (botox) e preenchimentos. Esse processo ajuda a restaurar o volume da pele e minimiza as linhas de expressão e rugas. Podem ser utilizados na área dos olhos, testa, face, pescoço e no colo. Os resultados têm durabilidade variada de acordo com o procedimento escolhido.
A aplicação de peelings químicos também é uma alternativa para pessoas que desejam retardar os efeitos do envelhecimento. Esse tratamento oferece resultados rápidos e não é invasivo. Os peelings ajudam na recuperação da superfície da pele minimizando as linhas finas e manchas.
Ressaltamos a importância de um dermatologista para indicar o melhor tratamento para o seu tipo de pele. Este profissional está apto para fazer uma análise minuciosa e indicar o tratamento adequado.
O tempo é implacável e o envelhecimento da pele é o curso natural para todos. Contudo, os procedimentos certos e uma boa rotina de cuidados, podem retardar o aparecimento dos sinais e manter sua pele com um aspecto jovial e saudável.
O envelhecimento é inevitável, mas você pode fazê-lo com saúde
No Centro Terapêutico AKTA Liv contamos com uma equipe multidisciplinar preparada para ajudá-la a viver com mais saúde e felicidade.
Ter a pele bonita e bem cuidada é um sinalizador de que a sua saúde também está em dia.
Quando se fala em envelhecimento, não podemos deixar de lado a sua saúde dermatológica, hormonal, mental e, claro, sua dieta.
Nos orgulhamos de contar com uma equipe multidisciplinar capaz de atender à diversas necessidades para o envelhecimento saudável num só lugar.
Entre em contato com a nossa equipe e agende já uma consulta.