Ganho de peso tem relação com hormônios?
Meu ganho de peso tem relação com hormônios? Se você não consegue emagrecer apesar de várias tentativas, é possível que tenha nos encontrado ao buscar informações sobre este assunto. Fique conosco e entenda melhor sobre esse tema.
Índice
Essa é uma dúvida muito no comum no consultório dos endocrinologistas: Meu ganho de peso tem relação com hormônios?
É verdade que a internet é repleta de informações sobre emagrecimento. Dietas, chás e pílulas “mágicas” para emagrecer. Mas verdade é que o seu ganho de peso pode ser causado por diferentes fatores. Um deles é o desequilíbrio de certos hormônios.
Isso é importante, porque nós sabemos que a obesidade é um problema multifatorial e o sucesso do seu emagrecimento depende de conhecer as causas reais do seu ganho de peso. Do contrário, qualquer esforço será frustrado.
Problemas hormonais se tornaram muito frequentes nos dias de hoje. Como consequência disso, vivemos uma verdadeira epidemia de sobrepeso e obesidade no Brasil. É por isso que você deve contar com um endocrinologista para emagrecer.
Esse profissional é especializado na saúde dos nossos hormônios e metabolismo. Intimamente relacionado à manutenção da nossa saúde e do nosso peso, o equilíbrio hormonal é necessário para um bom funcionamento metabólico e a manutenção do peso ideal.
Por isso hoje vamos compartilhar com vocês os principais hormônios relacionados ao bom funcionamento do seu metabolismo. Vamos também esclarecer a sua dúvida: Meu ganho de peso tem relação com hormônios?
Vamos juntos?

Como os hormônios agem no nosso corpo
Em primeiro lugar, hormônios são moléculas que agem como sinalizadores químicos dentro do nosso corpo. Eles são liberados pelas glândulas endócrinas, que fazem parte de um sistema complexo responsável pelo bom funcionamento do nosso organismo – o sistema endócrino.
Exemplos de glândulas endócrinas:
- Hipotálamo e hipófise, localizadas no nosso cérebro;
- Tireoide, localizada na região do pescoço;
- Glândulas adrenais, localizadas nos rins, pâncreas, testículos nos homens e ovário nas mulheres, dentre outros.
Assim, as glândulas endócrinas liberam hormônios específicos na corrente sanguínea. Estes se comunicam com células também específicas no nosso corpo através de receptores hormonais. Ou seja, cada hormônio conversa com tipos específicos de células e tem funções bem determinadas. Portanto, o seu desequilíbrio trará prejuízos para aquelas funções.
Um exemplo bem comum de desequilíbrio hormonal é o diabetes. Essa doença acontece quando pâncreas não é capaz de produzir insulina (hormônio) na quantidade adequada ou quando o corpo não é capaz de utilizar a insulina que produz.
Intrinsecamente relacionado ao aumento da gordura abdominal, o ganho de peso tem relação com hormônios. Ele é tanto fator de predisposição, como resultado do diabetes. Por ser fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (como infarto e AVC), a prevenção ao diabetes é necessária.
Em suma, esses sinalizadores químicos (hormônios) mandam mensagens para nosso corpo executar (ou deixar de executar) certas funções. Algumas dessas funções estão diretamente ligadas à perda ou ao ganho de peso. Por isso, de maneira geral, o seu ganho de peso tem relação com hormônios.
Quais hormônios têm relação com o ganho de peso?
Diversos hormônios participam de funções que, em desequilíbrio, levam ao ganho de peso. Isso quer dizer que qualquer pessoa com esses hormônios desequilibrados pode engordar. Mesmo aquelas que se alimentam bem e pratica atividades físicas regularmente.
Na maior parte das vezes, o desequilíbrio desses hormônios é silencioso. Ou seja, demoramos a perceber que tem algo de errado. Além disso, a maioria dos sintomas pode estar associada a outros problemas comuns, como estresse e um simples cansaço.
Se você tem um estilo de vida saudável e notou um aumento na balança, o seu ganho de peso possivelmente tem relação com hormônios. Acima de tudo, por conta da natureza da produção e utilização dos hormônios pelo nosso organismo, qualquer desequilíbrio prolongado poderá ter um efeito negativo no nosso metabolismo.
Nesse sentido, hoje já sabemos que a velocidade do nosso metabolismo está diretamente relacionada à quantidade de calorias que gastamos ao longo do dia. Busque ajuda de um endocrinologista para conhecer a sua taxa metabólica basal e tomar medidas eficientes para perder peso.
Nós criamos uma lista para facilitar o entendimento dos principais hormônios relacionados ao ganho de peso. Vamos conferir juntos:
Grelina
A grelina é conhecida como o hormônio da fome. De forma simplificada, quando seu estômago está vazio, ela é liberada para sinalizar ao cérebro que você precisa se alimentar. Ou seja, a ação desse hormônio aumenta o apetite causando a sensação de fome.
Finalmente, quando nos alimentamos, a grelina no nosso organismo diminui e sentimos saciedade. Ao fazer dietas muito restritivas ou nos alimentarmos antes de o estômago estar vazio, contribuímos para o desequilíbrio da grelina e aumento da sensação de fome. Por conta disso você acaba comendo mais do que precisa, o que resulta em ganho de peso.
Leptina
A leptina é o supressor da grelina, por isso é conhecida como o hormônio da saciedade. Quando o nível da grelina (que sinaliza que o estômago está vazio) diminui, o nível da leptina aumenta, sinalizando a saciedade, evitando que se coma além da conta. Já da para imaginar o que acontece quando esse hormônio está em desequilíbrio, não é?
Com os níveis baixos e desregulados da leptina, seu corpo não é sinalizado que os níveis de gordura corporal já estão cheios e você tende a comer além do que precisava, causando ganho de peso.
Cortisol
As glândulas suprarrenais são responsáveis por secretar o cortisol. Esse hormônio controla os batimentos cardíacos e mantem o nível de açúcar no sangue em equilíbrio constante.
O cortisol sinaliza que o corpo está em perigo e busca enviar mais glicose para o sangue. Quando fica elevado mesmo em situações em que o corpo não está em perigo, você sentirá vontade de comer alimentos ricos em carboidratos simples. Por serem ricos em açúcar, esses alimentos enviam glicose para o sangue para produzir mais energia (necessária para a fuga iminente).
Esse nível elevado de cortisol pode influenciar no ganho de peso, devido a ingestão de açúcar em excesso, fazendo com que ele seja armazenado em forma de gordura, principalmente na região abdominal.
Melatonina
Conhecida como o hormônio do sono. Ela é liberada no período da noite, e principalmente nas fases mais pesadas do sono. Se uma pessoa tem dificuldades para manter uma rotina de sono regular, sua produção de melatonina pode ficar prejudicada, que causa estresse no organismo.
Quando falamos em estresse, falamos também em cortisol. Portanto, o aumento do cortisol, pelo desequilíbrio da melatonina, contribui para o ganho de peso.

Como equilibrar os hormônios que levam ao ganho de peso?
Como vimos, a ação dos hormônios no nosso corpo é muito importante, eles são sinalizadores químicos e tem a missão de manter o nosso corpo em equilíbrio. Por vezes o seu sistema endócrino sofre certos desequilíbrios que levam à conslusão de que o seu ganho de peso tem relação com hormônios.
Desse modo, para ter a certeza de que o seu ganho de peso tem a ver com hormônios, é necessário passar com um endocrinologista especialista em emagrecimento. Ele irá detectar se você tem algum desequilíbrio hormonal. Não apenas isso, ele também indicará o tratamento adequado e as estratégias de emagrecimento que funcionam para você.
Conseguir emagrecer de forma saudável e eficaz, requer uma mudança no estilo de vida com a inclusão de hábitos saudáveis e a orientação de profissionais capacitados. Frequentemente as estratégias mais eficazes incluem as seguintes mudanças:
- Dieta adequada às suas necessidades individuais;
- Prática de exercícios físicos apropriadas para o seu condicionamento e lesões prévias;
- Estratégias para conter o estresse e cuidar da saúde mental, como terapia e meditação, dentre outros.
O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe de endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos capacitados a diagnosticar a causa do seu ganho de peso e trabalhar em conjunto para que você perca peso com saúde e sem o famoso efeito sanfona. Entre em contato e agende uma consulta com um dos nossos endocrinologistas.
Quer saber se o seu ganho de peso tem mesmo relação com hormônios?
O Centro Terapêutico AKTA Liv está localizado na Vila Mariana (São Paulo) mas também faz consultas e acompanhamento através de telemedicina. Contamos com uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar com você para que seus objetivos de emagrecimento sejam alcançados e mantidos no longo prazo, promovendo o seu emagrecimento de forma saudável e sustentável.
Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.
Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!
No Centro Terapêutico AKTA Liv nós investigamos as causas do ganho de peso e da obesidade para que possamos oferecer um modelo de tratamento pautado na individualidade de cada paciente. Contamos com nutricionistas, estúdio de Pilates e psicóloga para permitir um emagrecimento saudável e duradouro, que preza pela mudança de estilo de vida e evita o efeito sanfona.