Já parou para se perguntar se a sua alimentação tem relação com a qualidade do sono? A verdade é que sim – a alimentação influencia a qualidade do seu sono e pode ter um impacto real no seu peso. Além de influenciar o peso, a qualidade do sono também está relacionada ao seu risco de doenças cardiovasculares.
Você já teve dificuldade para pegar no sono ou, em alguns dias, já acorda se sentindo extremamente cansada? Vários são os fatores que contribuem para problemas do sono como a insônia e a apneia, dentre outros. Segundo dados do Instituto do Sono, 63% dos brasileiros são acometidos por problemas do sono que podem acarretar sérias consequências para a nossa saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o aumento do nível de estresse.
Para combater essas questões e melhorar a qualidade do sono, precisamos estar atentos à nossa rotina. Dentre os hábitos saudáveis importantes para uma boa qualidade de vida, um dos mais importantes é a nossa alimentação, já que ela está diretamente ligada à nossa capacidade de dormir melhor.
A maioria das pessoas realizam, no mínimo, três refeições durante o dia: o café da manhã, o almoço e o jantar. Portanto, faz-se necessário um acompanhamento da forma que escolhemos nutrir o nosso corpo. Os alimentos são fundamentais para a nossa saúde – além de fornecer energia, eles nos ajudam a dormir melhor, tem impacto no nosso metabolismo e no crescimento dos tecidos.
A qualidade do sono, ou a falta dela, é uma questão tão importante que afeta o nosso bem-estar geral. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como a alimentação impacta o nosso sono, e é isso que vamos te ajudar a descobrir hoje:
Serotonina e Melatonina
Responsáveis pelo sono reparador, esses hormônios, juntos, agem nas quatro fases do sono, garantindo o relaxamento total do corpo. Nossa alimentação auxilia em sua produção, já que alguns alimentos são ricos neles, como a banana e a aveia. Para dormir melhor, aposte nessas opções.
Dieta equilibrada e regular
Além de ingerir alimentos ricos em substâncias facilitadoras do sono, para conquistar uma noite tranquila, é necessário também seguir uma dieta equilibrada e regular, ou seja, respeitar não somente o que você escolhe comer, como também os horários e a frequência com que você faz isso. Com o auxílio de um nutricionista é possível criar uma dieta balanceada que caiba na sua rotina, respeitando seus hábitos, horários, necessidades e limitações.

A falta de qualidade do sono é um problema que afeta muitas pessoas e a alimentação pode te ajudar a melhorar! Para te auxiliar nesse processo, confira, abaixo, uma seleção de alimentos que podem ser os seus maiores aliados na rotina:
Aveia
Um dos poucos cereais com melatonina, a aveia é rica neste hormônio, ingrediente essencial para o controle do ciclo do sono. Para sua ingestão, é possível combiná-la com o leite, podendo ser consumida em diferentes períodos do dia.
Camomila
Diferente de outras ervas, a camomila não possui cafeína, portanto, tem efeito calmante sobre o corpo. Suas propriedades auxiliam na diminuição da ansiedade e do estresse. Durante a noite, é recomendado fazer um chá, que irá te ajudar a alcançar um estado de relaxamento e garantir um boa noite de sono.
Mel
Em pequena quantidade, a ingestão de glicose não será uma vilã na sua vida. No caso do mel, é recomendado apenas um fio – podendo ser acrescido no leite ou no chá, por exemplo. Ele reduzirá os níveis de orexina, o neurotransmissor que aumenta o nosso nível de alerta. Para que possamos dormir melhor, é necessário nos livrarmos de qualquer possibilidade de agitação.
Alface
Por conter triptofano – aminoácido essencial para a manutenção da saúde, mas que o nosso corpo não produz -, a alface é uma grande aliada para você dormir melhor. Sua ingestão auxilia na sintetização da serotonina, conhecida como o hormônio do prazer e do bem-estar, melhorando os níveis de relaxamento e bom humor.
Banana
A banana é uma fruta rica em potássio, magnésio e vitamina B6, portanto, é protagonista para alcançar a tão desejada noite de sono tranquila. Além disso, é rica em triptofano, assim como a alface.
No Instagram do AKTA tem vídeo da nossa nutricionista, Dra. Mayara Benetti, falando sobre a relação entre a alimentação e qualidade do sono. Clica pra conferir!
Para ficar ainda mais perto do grande objetivo de melhorar a qualidade do sono, ou seja, dormir melhor, evite ingerir cafeína, açúcar e bebidas alcoólicas em excesso e fazer refeições noturnas pesadas. Isso porque, quando ingerimos alimentos altamente calóricos, nosso organismo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, deixando o nosso corpo em estado de alerta. Por fim, vale ressaltar que, para te ajudar ainda mais a dormir melhor, a última refeição do dia deve ser realizada até duas horas antes de ir para a cama.
***
Aqui no Centro Integrado AKTA Liv contamos com nutricionistas que podem te auxiliar a encontrar uma dieta equilibrada e que vai ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e de outras áreas da sua vida! Agende já uma consulta com a Dra. Ana Maria Rossetti ou com a Dra. Mayara Vieira Benetti.
***
No Centro Terapêutico AKTA Liv trabalhamos com pacientes que apresentam problemas hormonais, transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os nossos tratamentos focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.
Para alcançar estes resultados contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais em diversas áreas como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeuta, já que entendemos que cada paciente é único e requerem uma proposta personalizada de tratamento.
Conheça o Centro Terapêutico AKTA Liv:
Siga-nos nas redes sociais: