A terapia cognitivo-comportamental (TCC)  tem como base  psicoterapias baseadas no modelo cognitivo. O termo TCC também é utilizado para um grupo de técnicas nas quais há uma combinação de uma abordagem cognitiva e de um conjunto de procedimentos comportamentais.

As características essenciais da TC  são  especialmente a ênfase na influência do pensamento distorcido e da avaliação cognitiva irrealista de eventos sobre os sentimentos e comportamentos do indivíduo.

A pesquisa e a prática clínica mostraram que a TC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos. Está sendo aplicada por especialista de todos mundo, sistematicamente, o conjunto de princípios teóricos e terapêuticos a uma série de transtornos, começando por depressão, suicídio, transtornos de ansiedade e fobias, síndrome do pânico, transtornos da personalidade e abuso de substâncias.

As intervenções são feitas através de Técnicas cognitivas e comportamentais. Estas afetam tanto os processos de pensamento quando os padrões de comportamento do paciente. E mudança cognitiva gera mudança de comportamento, e vice-versa. Uma série de técnicas diferentes pode ser usada, dependendo do perfil cognitivo do transtorno, fase da terapia e conceitualização cognitiva específica de um determinado caso.

O tratamento inicial é focado no aumento da consciência por parte do paciente de seus pensamentos automáticos, e um trabalho posterior terá como foco as crenças nucleares e subjacentes. O tratamento pode começar identificando e questionando pensamentos automáticos, o que pode ser realizado de maneiras diferentes. O terapeuta pode orientar os pacientes a avaliar seus pensamentos automáticos, principalmente quando há uma excitação emocional.

Uma vez que muitos pacientes precisam progredir em pequenos passos, uma série de prescrições comportamentais de tarefas graduais são feitas sob medida para cada um dos pacientes para progressivamente promover experiências bem-sucedidas sem sobrecarregá-los com tarefas maiores do que suas atuais capacidades de enfrentamento. Grande parte da TC é devotada a técnicas de solução de problemas; os pacientes aprenderão a seguir os passos necessários, como definir o problema, gerar maneiras alternativas de resolvê-lo e implementar soluções alternativas. O treinamento de habilidades sociais também pode ser uma ferramenta necessária como parte do plano de tratamento.

A TC foi desenvolvida para aplicação em formato individual, em grupo, para casais e famílias, adultos, adolescentes e crianças, em diferentes contextos clínicos. As indicações de TC são determinadas pelas variáveis do paciente e do terapeuta, mais do que pela natureza do transtorno.

A TCC e o Coaching Aplicados ao Método de Emagrecimento AKTA Liv

PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO 

A compreensão de como funciona o nosso corpo e os motivos que nos levam ao ganho de peso é fundamental para termos um seguimento a longo prazo.

A estabilidade do peso corpóreo ocorre devido ao equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias consumidas pelo organismo. Quando ocorre um desequilíbrio nesta relação, as calorias em excesso são estocadas na forma de gordura levando ao ganho de peso.

O que outras propostas não levam em consideração é que o metabolismo (número de calorias gastas por dia) é algo individual e muito variável de acordo com a predisposição genética. Atualmente já temos exames que conseguem calcular o metabolismo que são utilizados na prática clínica.

Conhecer como seu corpo funciona, qual o seu metabolismo e então o que fazer para perder e manter peso faz parte do processo de conscientização.

COACHING E A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Este tratamento tem como base a conceituação, a compreensão dos problemas individuais de cada paciente;

O terapeuta ou Coach  procura produzir as mudanças de comportamento, de pensamento e no sistema de crenças do  paciente para uma mudança emocional e comportamental definitiva e duradoura com o objetivo de tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. Este processo produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.

É  uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente  o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja.

A TCC  tem sido aplicada a pacientes de diferentes níveis de educação , cultura, idades desde criança ate adultos de idade avançada. É usada em cuidados primários e outras especializações da saúde, escolas, programas vocacionais entre outros contextos. Pode ser utilizada em grupo, casal e família.

As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e o paciente. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching  pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.

3comportamento-FOTO-DA-MAO

4.-Pessoas-apontando-anúncio1-AKTA-LIV-EMAGRECIMENTO4-BANNER 1-AKTA-LIV-EMAGRECIMENTO2-MULHER-NA-BALANCA-FRENTE-PARA-MAR

AKTA COACHINGcomprometimento RITAFOTO DO QUEBRA CABECA quadrado