Por que mulheres retêm mais líquido que homens?

Uma queixa que é muito comum em consultório por parte das mulheres, mas raramente se ouve de homens é: doutora, estou inchada. Mas, por que isso é mais frequente nas mulheres?
Primeiro, é preciso entender o ciclo menstrual da mulher. Se considerarmos um ciclo de 28 dias, nos primeiros 14 dias, a mulher produz mais hormônio estrogênio. No entanto, após a ovulação, ela passa a produzir progesterona, hormônio importante para preparar o útero para receber um possível embrião. Uma das ações desse hormônio é justamente a retenção hídrica e por esse motivo, próximo ao início da menstruação, muitas mulheres se queixam de estarem mais inchadas do que de costume. Já os homens não apresentam essas variações hormonais.
Ainda para somar a esse fato, muitas mulheres utilizam contraceptivos hormonais orais ou injetáveis, que contêm progesteronas sintéticas que podem promover edema maior do que a progesterona produzida pelo próprio organismo.
Outra causa de inchaço é a insuficiência venosa crônica, cujo sintoma mais conhecido são as varizes, sendo uma doença mais comum entre mulheres. Nessa condição o edema ocorre nas pernas da paciente.
Reduzir o consumo de sal, seja em produtos industrializados ou nos alimentos que preparamos, pode contribuir para melhora do edema, já que o excesso do sal da dieta contribui para aumentar a retenção hídrica.
O edema nas pernas causado pela insuficiência venosa crônica pode ser aliviado pelo uso de meias de compressão, no entanto um médico deve avaliar a necessidade de seu uso e qual a compressão ideal (média ou alta).
Se você fizer uso de anticoncepcional hormonal e  o inchaço for um problema importante para você, não interrompa o uso do método contraceptivo sem falar com o seu médico antes. Há contraceptivos que contém progesteronas sintéticas mais modernas e que retêm menos líquido, no entanto só o seu médico pode lhe orientar se há necessidade de trocar a medicação.

Dra Luana Casari da Silva Lima

CRM 122.397

Endocrinologista do Centro Terapêutico AKTA Liv

 

Links úteis:

Akta Liv Emagrecimento

Metabolismo e Gordura Marrom

Calorimetria Indireta

Tratamento Metabólico

Alimentação Termogênica

Atividade Física