Meu filho tem diabetes. E agora?

Receber o diagnóstico do diabetes infantil é bastante complexo. Muitas vezes, os pais não estão preparados para lidar com isso e a situação acaba ficando mais pesada ainda.

O diagnóstico de diabetes traz consigo uma série de novas regras que obrigam a família a rever seu cotidiano e rotina, adaptando-se a novos horários e hábitos, especialmente no que tange à alimentação.

A maneira como os pais dimensionam a doença e os cuidados para seus filhos faz toda a diferença na modo como estes podem receber e assimilar a informação.

O apoio familiar é extremamente importante, pois ajuda a criança a se fortalecer e compreender com o passar do tempo todo este universo. O ideal é que os pais possam transmitir a necessidade do cuidado e de algumas restrições, mas de uma maneira em que isso não seja entendido pela criança como um fator limitante.

É importante correlacionar o controle às consequências positivas que este traz para a saúde, tanto quanto é necessário escovar os dentes, dormir e tantas outras atividades que realizamos diariamente.

Em geral as crianças não conseguem mensurar a proporção do que esse diagnóstico significa, mas podem se sentir “diferentes” ou injustiçadas de alguma forma, num primeiro momento. Cabe aos pais dar este suporte na aceitação do diagnóstico e também na negociação diária do controle do diabetes. Se for necessário, procure apoio psicológico para ajudá-lo a conseguir orientar melhor o seu filho.

O Centro Terapêutico Akta Liv conta com uma equipe multidisciplinar treinada no tratamento do diabetes na infância. A equipe é composta por endocrinologistas, nutricionistas e psicólogas.

 

Fabiola Luciano

Psicóloga do Centro Terapêutico Akta Liv

CRP: 104.468

 

Links Úteis

Akta Liv Kids

Akta Liv Diabetes

Diabetes na Infância

Novas Tecnologias em Diabetes

Diabetes e Perda de Peso