Ansiedade e Depressão engordam?

Os primeiros contatos de afeto desde a infância são obtidos pela alimentação através da amamentação e podem permanecer durante a vida adulta como recurso prazeroso, que acalma e funciona também como gerador de proteção.

A comida não alimenta apenas o corpo físico, mas traz saciedade para aquilo que desestabiliza no campo psicológico. Conseguimos perceber isso claramente quando o paciente relata que “come por ansiedade” ou “quando não está bem”. Geralmente, ele consegue identificar que não é fome, mas sim vontade de “resolver” alguma questão, e acaba desenvolvendo um comportamento aparentemente solucionador, que é recorrer a comida.

Como enfrentar a vida com menos ansiedade e lidar com a depressão quando somos constantemente assolados por frustrações, desesperança e violência?

Os fatores psicológicos que influenciam o ganho de peso geralmente estão associados ao alto nível de ansiedade, tensão e excesso de preocupação. Recorrer a comida pode representar um “refúgio” que tranquiliza.

A busca por saciedade e prazer frequente tem função protetora para a mente de um ansioso, que tem baixa tolerância a frustração, sente medo de falhar, percebe-se impotente e tenta controlar a vida.

O prazer imediato da comida quebra essa sequência de frustrações vivenciadas e cria um modelo de comportamento repetitivo que busca preencher e gerar um sentimento de contentamento.

Em se tratando de um quadro depressivo devemos considerar que existe uma tendência ao isolamento, a uma desaceleração das atividades diárias e uma alteração no comportamento alimentar para mais ou para menos ingestão. A pessoa com depressão apresenta-se desmotivada para cuidar de si, fazer dieta ou prosseguir com qualquer compromisso que requer mudança.

O comportamento alimentar derivado da ansiedade e/ou depressão merece cuidados de uma equipe multidisciplinar para avaliar os riscos de obesidade e reganho após tratamento para perda de peso.

 

Karen Maciel Tomac

Psicóloga do Centro Terapêutico Akta Liv

CPR 06/48802

 

Links Úteis

Emagrecimento

Terapia Cognitiva Comportamental

Pensamentos Sabotadores

Pensamentos Funcionais

Manutenção de Peso