O tipo de dieta adequada a cada paciente é definido pela avaliação do metabolismo do paciente, sua meta de perda de peso e exames laboratoriais.

Tratamento de perda de peso deve ser planejado como qualquer outro tratamento.

A alimentação no AKTA Liv® propõe uma dieta adequada ao metabolismo individual de cada paciente, fazendo com que, a diferença entre o valor calórico consumido através da alimentação e as calorias gastas em repouso para manter as funções vitais, seja o negativo levando a manter ou perder peso o que motiva a continuidade da dieta pelo paciente. O Método considera estes aspectos porque alguns pacientes tem um gasto energético muito baixo, e a perda de peso mensal muitas vezes ou é muito baixa ou negativa. Como consequência a dieta pode se arrastar por muitos meses ou até anos desmotivando sua continuidade para alcançar a meta desejada

Estudos mais recentes mostram que propostas de emagrecimento à longo prazo tem uma taxa de sucesso muito baixa pela não aderência ou desistência do paciente.

O tratamento pelo Método AKTA Liv® divide o processo de emagrecer em 3 fases: a primeira fase, a de perda de peso, é de curta duração. O objetivo é evitar um período restritivo muito longo motivando o paciente pelos resultados obtidos.

Existem diversas propostas alimentares, mas a proposta AKTA Liv é de uma dieta de baixo valor calórico, composta de proteínas de alto valor biológico que consegue evitar a sensação de fome mantendo a disposição física. Durante a dieta, em todas as fases, a dieta é sempre ajustada ao metabolismo do paciente medido através do exame de calorimetria indireta.

Com esta proposta é possível organizar uma dieta com início, meio e fim, na qual o paciente estará consciente do tempo aproximado do tratamento e de cada fase, para que ele possa manter o compromisso de emagrecimento, sua aderência e motivação, evitando o platô metabólico durante qualquer fase do tratamento.

alimentacaodiagonal