CUIDANDO DA SAÚDE E BEM ESTAR DAS CRIANÇAS COM DISTURBIOS ALIMENTARES , DE CRESCIMENTO E EMOCIONAIS

Hoje em dia, sinônimo de uma criança saudável, é uma criança ativa e feliz socialmente. Cada vez mais nos importamos com a saúde física e emocional durante o crescimento e desenvolvimento.

No entanto, a cada dia cresce o número de crianças que apresentam excesso de peso, com Repercussões físicas e sociais imediatas e a longo prazo.

A proposta AKTA Liv® Kids, diferente de outras propostas que avaliam apenas cardápios e dietas para os pequeninos, tem como objetivo um tratamento muito mais amplo levando em consideração a individualidade metabólica e comportamental da criança.

 O AKTA liv®, programa originado de diversos estudos científicos europeus, tem 3 pilares fundamentais, a alimentação, o metabolismo e o comportamento.

O AKTA Liv® KIDS adapta todo este conhecimento para as particularidades do universo infantil, levando em consideração o crescimento da criança, as diferenças genéticas e predisposição ao ganho de peso que algumas crianças podem ter e principalmente questões comportamentais e emocionais que podem dificultar a manutenção do peso

 METABOLISMO

A manutenção do peso corporal depende da quantidade de calorias ingeridas na alimentação e o gasto, cujo principal componente, é o metabolismo basal.

Este é diferente de pessoa para pessoa e é determinado geneticamente, o que faz com que algumas crianças com metabolismo mais baixo tenham predisposição ao ganho de peso.

 ALIMENTAÇÃO

A alimentação no AKTA Liv® é individual, baseada no metabolismo  basal, para que a criança possa diminuir o peso de maneira saudável, sem alterar sua velocidade de crescimento, mas gerando a motivação necessária para que ela continue a proposta.

 A fase de manutenção também é direcionada de acordo com este valor, para que a criança possa manter o peso sem restrições.

 

COMPORTAMENTO

Para algumas crianças com metabolismo mais baixo ter que comer diferente dos seus amigos pode ser muito difícil.

Outras, no entanto, tem na comida uma forma de canalização de ansiedade ou prazer.

 Embora diferentes, ambas precisam aprender a trabalhar com estes sentimentos e comportamentos que levam a uma ganho de peso presente e possivelmente no futuro.

Nos condicionamos desde a infância a alguns comportamentos que repetimos ao longo da vida, e quanto mais tarde, mais difícil será  modificá-los

 PREVENÇÃO

Algumas crianças não apresentam
ganho de peso, no entanto, se paramos para olhar com atenção como comem, percebemos que a comida passou a ser um instrumento para acalmar sua ansiedade ou compensar suas frustrações.

 Este comportamento a longo prazo pode levar a ganho de peso quando o metabolismo individual não conseguir mais compensar o excesso de calorias. Um trabalho para mudar este comportamento é recomendado logo na infância, por ser muito mais fácil do que na vida adulta.

O trabalho individual da causa do ganho de peso, a maneira como comem, como se relacionam com a comida, as dificuldades individuais e a conscientização da nossa realidade individual e tendências genéticas é o passo mais importante para não se tornarem crianças que passarão a vida tratando o peso ou fazendo dietas.

Através de uma equipe multiprofissional orientamos a parte alimentar e metabólica e de um trabalho direcionado para cada faixa etária, em um espaço único para as crianças trabalhamos a parte emocional e comportamental

A compreensão de como funciona o nosso corpo e os motivos que nos levam ao ganho de peso é fundamental para termos um seguimento a longo prazo.

Little kids playing soccer outside

akt aliv alimentação infantil menino 3

CRIANCA-COM-LEGUMES-AKTA-KIDSakta liv alimentação infantil2