(11) 91007-4004 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Ganho-de-Peso

Ganho de Peso – Os Hormônios Têm Alguma Influência?

Ganho de peso - se você não consegue emagrecer apesar de várias tentativas, é possível que tenha nos encontrado ao buscar informações sobre este assunto. Apesar da internet estar cheia de informações sobre emagrecimento, com diversas dietas e pílulas “mágicas” para emagrecer, o seu ganho de peso pode estar associado aos seus hormônios. É por isso que o endocrinologista é o melhor médico para acompanhar pacientes que querem emagrecer.

Assim como o processo da perda de peso, o ganho de peso tem influência de alguns fatores, entre eles o equilíbrio do nosso metabolismo, que é regulado por diversos hormônios. Por conta disso, a solução para o seu ganho de peso pode relacionada ao equilíbrio hormonal.

Informações sobre emagrecimento e ganho de peso são abundantes na internet, porém, assuntos como sistema endócrino e o papel dos hormônios no mecanismo do ganho de peso ainda são escassos nos meios de comunicação mais populares. Por isso vamos esclarecer alguns fatores que podem influenciar no ganho de peso devido ao desequilíbrio hormonal. 

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Ganho-de-Peso-mulher-obesa-comendo-salada

O que são hormônios?

Os hormônios são moléculas que agem como sinalizadores químicos dentro do nosso corpo. Eles são liberados por células especializadas chamadas “endócrinas”, que quando se unem, formam uma glândula endócrina. Exemplos de glândulas endócrinas que excretam hormônios no nosso corpo são: hipotálamo e hipófise, que ficam localizadas no nosso cérebro, tireoide, localizada na região do pescoço, adrenais, localizadas nos rins, pâncreas, testículos nos homens e ovário nas mulheres.

Esses sinalizadores químicos mandam mensagens para nosso corpo executar ou não certas funções que estão diretamente ligadas a perda ou o ganho de peso. Veja agora quais são alguns dos principais hormônios que influenciam no metabolismo e no ganho de peso:

Grelina: Este hormônio é conhecido como o hormônio da fome. Basicamente quando seu estômago está vazio, a grelina é liberada para sinalizar para o cérebro que você precisa se alimentar, ou seja, a sensação de fome é causada por esse hormônio. Quando a comida chega, a grelina diminui e sentimentos à saciedade.

O hormônio grelina pode influenciar o ganho de peso quando está desregulado por algum motivo. Seu corpo começa a sentir fome em momentos que o estômago não está vazio ainda, e por isso o nível de grelina no corpo não diminui, omitindo a sensação de saciedade mesmo após a ingestão de uma quantidade adequada de comida. Isso pode fazer com que você coma mais do que precisa, causando um ganho de peso.

Leptina: Este hormônio seria o supressor da grelina, por isso é conhecida como o hormônio da saciedade. Quando o nível da grelina (que sinaliza que o estômago está vazio), diminui, o nível da leptina aumenta, sinalizando a saciedade, evitando que se coma além da conta. Já da para imaginar o que acontece quando esse hormônio está em desequilíbrio, não é?

Com os níveis baixos e desregulados da leptina, seu corpo não é sinalizado que os níveis de gordura corporal já estão cheios e você tende a comer além do que precisava, causando o ganho de peso.

Cortisol: Este hormônio é secretado pelas glândulas suprarrenais e tem a função de controlar os batimentos cardíacos e manter o nível de açúcar no sangue em equilíbrio constante. O cortisol basicamente tem a missão de sinalizar que o corpo está em perigo, seja físico ou emocional, buscando enviar mais glicose para o sangue que irá trazer energia para a possível “fuga” do perigo eminente.

Quando este hormônio está desregulado, seu nível fica elevado mesmo em situações em que o corpo não está em perigo, fazendo com que você sinta vontade de comer alimentos ricos em carboidratos simples como açúcar, como uma tentativa de o cortisol enviar glicose para o sangue para produzir mais energia.

Esse nível elevado de cortisol pode influenciar no ganho de peso, devido a ingestão de açúcar em excesso, fazendo com que ele seja armazenado em forma de gordura, principalmente na região abdominal.

Melatonina: Um hormônio que estimula a produção elevada de cortisol é a melatonina, conhecida por ser o hormônio do sono. A melatonina é liberada no período da noite, e principalmente em sono pesado.

Se uma pessoa tem dificuldades para manter uma rotina de sono regular, sua produção de melatonina pode ficar prejudicada e isso causa estresse no organismo. Esse estresse no organismo causa uma produção elevada de cortisol, o que acarreta todos esses fatores que foram citados acima, também contribuindo para o ganho de peso.

AKTA-Liv-Endocrinologia-Integrada-Emagrecer-apos-os-40-mulher-obesa-e-mulher-magra-lado-a-lado

No Centro Terapêutico AKTA Liv nós investigamos as causas do ganho de peso e da obesidade para que possamos oferecer um modelo de tratamento pautado na individualidade de cada paciente. Contamos com nutricionistas, estúdio de Pilates e psicóloga para permitir um emagrecimento saudável e duradouro, que preza pela mudança de estilo de vida e evita o efeito sanfona.

Dra. Ana Priscila Soggia

O que fazer para controlar o desequilíbrio hormonal e conter o ganho de peso?

Como vimos, a ação dos hormônios no nosso corpo é muito importante, eles são sinalizadores químicos e tem a missão de enviar mensagens para que as funções do nosso corpo estejam em equilíbrio. Por alguns motivos, seu sistema endócrino pode estar sofrendo algum tipo de alteração e isso pode ter relação com o ganho de peso.

Por isso é necessário que seja feito um acompanhamento médico e nutricional em casos como esse. Para um emagrecimento saudável e eficaz, a mudança no estilo de vida com hábitos saudáveis e orientação de profissionais capacitados é imprescindível.

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe de endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos capacitados a diagnosticar a causa do seu ganho de peso e trabalhar em conjunto para que você perca peso com saúde e sem o famoso efeito sanfona. Entre em contato e agende uma consulta com um dos nossos endocrinologistas.

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!