#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00

Método de Emagrecimento AKTA Liv – Nutrição, Reversão de Diabetes e Alimentos

Conheça um Pouco sobre o Programa Integrado de Emagrecimento AKTA Liv

Como já vimos em outros dos nossos blog posts, AKTA Liv significa cuidados pela vida e é um programa de emagrecimento consciente voltado para o tratamento de perda de peso desenvolvido no Centro Terapêutico AKTA Liv.

O programa de emagrecimento AKTA Liv é baseado em estudos europeus nas áreas da endocrinologia, metabologia e psicologia e que baseia-se em três pilares fundamentais: Alimentação, Metabolismo e Comportamento.

Em geral, pessoas que vivem em grandes cidades tem maior dificuldade em estabelecer rotinas consistentes de autocuidado e, muitas vezes, elas se esquecem de olhar para si mesmas, o que pode acarretar no desenvolvimento de hábitos alimentares irregulares ou diminuição da quantidade de atividade física praticada.

O método adotado no programa AKTA Liv tem como proposta orientar e reeducar as pessoas a encontrar novamente esse equilíbrio alimentar e de atividade física

MÉTODO AKTA LIV EMAGRECIMENTO
Por Dra. Ana Maria Rossetti (Nutricionista)

Olá, eu sou a Ana Maria, nutricionista aqui do Centro Terapêutico AKTA Liv. O papel da nutrição aqui no centro, dentro da equipe multidisciplinar, é adequar a dieta ao metabolismo desse paciente.

Um dos primeiros exames que o paciente vai fazer aqui é o da Calorimetria Indireta, que vai nos ajudar a descobrir qual é o seu metabolismo e estabelecer as metas. Se o metabolismo desse paciente for muito baixo, a indicação seria uma dieta hipocalórica – não tem como perder peso, se a gente não diminuir as calorias do paciente que tem o metabolismo baixo.

Dentro das dietas hipocalóricas, nós temos a dieta low carb, dieta cetogênica e também dietas voltadas pra certas condições, como o diabetes e a hipertensão.

Se o metabolismo do paciente for normal, nós podemos oferecer uma gama maior de opções pra ele. Podemos oferecer uma dieta equilibrada com uma pequena redução calórica, podemos oferecer uma dieta low carb e, se o paciente tem muita pressa e quer perder peso de uma maneira mais rápida, temos a opção de uma dieta cetogênica que, além de promover uma perda mais rápida, ela ainda preserva a massa magra do paciente.

Se o paciente tem um metabolismo muito acelerado e se queixa por não conseguir ganhar peso e não conseguir adquirir massa magra, nós vamos planejar um cardápio e uma orientação alimentar voltada para o ganho de massa magra.

O número da Calorimetria Indireta é muito importante para nós porque, de uma maneira geral, nós temos cálculos basais de referência mas estes nem sempre se adequam a todos os pacientes. Com este exame fica muito mais fácil planejar os objetivos do paciente, seja para perda de peso, ganho de peso ou, ainda, manutenção.

MÉTODO AKTA LIV DIABETES
Por Dra. Luana Casari (Endocrinologista) e Dra. Ana Maria Rossetti (Nutricionista)

Luana: Olá, eu sou Luana Casari, endocrinologista do Centro Terapêutico Akta Liv.

Ana Maria: E eu sou a Ana Maria, nutricionista.

Luana: Hoje nós vamos falar de reversão de diabetes. Antigamente, quando um paciente chegava na clínica a observação era a mesma – quem tem diabetes tipo 2, vai ter pra sempre. Mas, temos visto na prática que a história não precisa ser bem assim.

Se você perder em torno de 10 a 15% do peso inicial, há estudos que mostram que é possível reverter a diabetes tipo 2. Pode passar a ter um quadro de pré diabetes ou até mesmo voltar a ter um estado normal de glicemia.

Ana Maria: É isso mesmo. Hoje em dia com o tratamento medicamentoso aliado à dieta, o paciente consegue uma mudança de estilo de vida que está fazendo com que ele consiga reverter a doença.

MÉTODO AKTA LIV ALIMENTOS
Por Dra. Ana Priscila Soggia (Endocrinologista) e Dra. Mayara Benetti (Nutricionista)

Ana Priscila – Olá, meu nome é Ana Priscila e eu sou médica endocrinologista do Centro Terapêutico AKTA Liv.

Mayara – E eu sou Mayara, nutricionista aqui do centro.

Ana Priscila – Neste último mês começamos um projeto de cozinha experimental pro público infantil. Nós tivemos uma experiencia ótima mas, ao mesmo tempo surgiram muitas dúvidas por partes das mães sobre o que vem a ser uma alimentação saudável – principalmente quando falamos em doces, quando utilizar e se é bom ou não na infância. Não é mesmo, Ma? Conta pra gente como foi a sua experiência em relação aos cursos que a gente deu e como as crianças reagiram.

Mayara – É verdade. Nós começamos com a proposta da nossa cozinha experimental pra trazer o conceito do que é uma alimentação saudável tanto para as crianças quanto pros pais que acompanham. Numa forma de tentar introduzir alimentos mais saudáveis nas rotinas de alimentos das crianças que, muitas vezes, não tem uma aceitação tão grande quanto a estes alimentos. E a pergunta mais frequente foi em relação ao doce.

Ana Priscila – Do pronto de vista médico é importante a gente entender que o doce faz parte da nossa sociedade e da nossa cultura, então é muito difícil conseguir isolar a criança totalmente deste tipo de paladar.  Até porque o doce está nas frutas e também em outros alimentos industrializados.

A dica que a gente deixa pros pais é de observar o comportamento do seu filho. Porque realmente, para algumas crianças, este gosto mais doce e a maneira, a forma e o momento em que ele aparece na casa, pode fazer com que a longo prazo a criança realmente tenha uma necessidade, uma dependência de sentir este gosto, o que pode acarretar prejuízos pra saúde.

Mayara – É verdade. Então se, desde pequena, a criança começa a fazer ingestão muito grande de doce, não só na forma dos doces mais naturais como as frutas, mas também aos açucares e alimentos industrializados, ela vai criar uma resposta a este tipo de paladar e fica difícil fazer um trabalho de recondicionamento lá na frente.

Ana Priscila –  E, ao mesmo tempo, entender que existem várias formas de prazer mesmo com  o paladar doce que a gente pode introduzir na infância. E aí, com o acompanhamento do nutricionista, muitas vezes a gente aprende a sentir este gosto em alimentos mais saudáveis. É o doce menos doce.

Mayara – É verdade. E é até por isso que na nossa prática na cozinha experimental a gente faz estes testes. Então realmente é testando o nosso paladar que a gente vai saber se é agradável ou não, se a gente tem prazer ou não com este alimento. E aí vamos tentando introduzir de uma forma natural, de uma forma saudável, em receitas, em algumas preparações dentro da rotina da criança.

Ana Priscila – Pra que este paladar seja construído ao longo do tempo, desde a infância, pra que a gente leve isso pra vida toda. Essa é a nossa proposta, é transformar e construir uma alimentação saudável e funcional desde a infância, colocando isto em pratica no dia a dia de forma simples e descomplicada.

Mayara – E que traga prazer pra criança e que ela se sinta feliz com essa alimentação.

Ana Priscila – Para saber mais, leia sobre os nossos cursos e as nossas propostas para as crianças e fiquem atentos aos nossos próximos vídeos porque vamos falar de novo sobre isto.    

Mayara – Até lá!

Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura.
A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e pode acarretar em sérios problemas para a saúde, como diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, problemas respiratórios, degeneração articular, dentre outros.
Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar. Se você acredita que a Clínica AKTA Liv pode te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!
× WhatsApp