#(11) 5084-1280 contato@aktaliv.com.br Seg - Sab: 06:00 - 20:00
Akta Liv - endocrinologia e emagrecimento - dieta cetogenica emagrecimento

Dieta Cetogênica

Recentemente a cantora britânica Adele impressionou o mundo ao aparecer em público com uma silhueta magra, bem diferente da forma como a conhecemos ao longo dos seus anos de carreira. É claro que além da beleza evidente da cantora, todo mundo ficou curioso quanto ao método adotado por ela para alcançar resultados tão impressionantes!

Akta Liv - endocrinologia e emagrecimento - Adele

No universo dos famosos, do Brasil e do mundo, a dieta da vez é a dieta cetogênica, que promete eliminar peso em tempo recorde. A dieta cetogênica é hoje a dieta mais seguida nos Estados Unidos, tendo desbancado a dieta Atkins, e vem ganhando cada vez mais adeptos aqui no Brasil. Kourtney Kardashian, Halle Berry e Gwyneth Paltrow estão entre as celebridades estrangeiras que adotaram a dieta cetogênica. Já no Brasil, Giovana Antonelli, Bruno Gagliasso, o cantor Leonardo e a modelo Adriana Lima estão entre os famosos brasileiros que aderiram esta dieta que restringe drasticamente o consumo de carboidratos.

Apesar do grande número de adeptos ao redor do mundo, é importante ressaltar que, como toda dieta restritiva, a dieta cetogênica não é recomendada para todas as pessoas e deve ser acompanhada por profissionais capacitados para orientar e fazer o acompanhamento da evolução da dieta, assim como de garantir que o paciente mantém-se saudável durante a dieta.

O Centro Terapêutico AKTA Liv é uma clínica de endocrinologia localizada na Vila Mariana, São Paulo. Somos especialistas em emagrecimento sustentável, e contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados, prontos a auxiliar os nossos pacientes que querem adotar a dieta cetogênica em todas as fases deste processo.

Akta Liv - endocrinologia e emagrecimento - dieta cetogenica emagrecimento

Mas o que é a dieta cetogênica?

Este termo “dieta cetogênica” se refere a vários tipos diferentes de dietas que pretendem fazer com que o corpo passe a utilizar gordura ao invés de carboidratos para gerar energia, o que é chamado de ceto-adaptação.

A dieta cetônica é uma dieta rica em gorduras e muito baixo teor de carboidratos e que faz com que o corpo pare de queimar glicose (açúcar) como seu principal combustível e passe a queimar gordura e corpos cetônicos, colocando o corpo em um estado de cetose. A dieta cetônica se transformou numa estratégia popular para perder peso, mas seus adeptos relatam que os benefícios vão além.

Muitas pessoas reportam que após adotar a dieta cetogênica notaram que passaram a pensar com mais clareza, a ter mais energia ao longo do dia e a sentir menos fome entre as refeições. Este processo de ceto-adaptação (quebra de gordura para fabricar glicose) gera os chamados corpos cetônicos que, em tese, seriam capazes de reduzir a fome. Alguns estudos inclusive apontam que a dieta cetogênica ajuda a suprimir a produção do hormônio da fome, chamado grelina.

Desta forma, a dieta cetogênica essencialmente emula o que acontece com o nosso corpo quando fazemos jejum. Na verdade, a dieta cetogênica se originou em 1921, quando o médio da Mayo Clinic a  desenvolveu como uma alternativa mais sustentável ao jejum para o tratamento da epilepsia.

A dieta cetogênica é rica em gordura, moderada em proteínas e pobre em carboidratos. As proporções de macronutrientes sugeridas na dieta cetogênica podem variar de individuo para individuo, mas de modo geral ficam dentro das faixas seguintes:

  • Gordura: 65 a 85%
  • Proteína: 15 a 35%
  • Carboidrato: 0 a 10%

A dieta cetogênica suprime a produção de insulina, da mesma forma que o jejum faria. A única diferença é que a produção de corpos cetônicos é feita a partir da gordura consumida na dieta. Dito isto, se você adotou a dieta cetogênica e ainda pratica jejum intermitente e tem déficit calórico, seu corpo vai acessar as reservas de gordura do seu corpo para produzir os corpos cetônicos.

O que comer na dieta cetogênica?

Abaixo listamos alguns dos grupos alimentares importantes e sugestões de alimentos adequados para a dieta cetogênica. Quantidades e porções devem ser determinados por um nutricionista com base nos dados individuais de cada paciente.

Proteína

Carne, salmão, ovos, coxas de frango (com pele), tempeh, tofu.

Legumes

Folhas verdes (rúcula, espinafre, couve, etc.), brócolis, couve-flor, abobrinha, cogumelos,

Frutas

Abacate, azeitonas, framboesas, mirtilos selvagens

Nozes e sementes

Macadâmia, nozes, sementes de abóbora, sementes de cânhamo.

Óleos

Óleo MCT, óleo de abacate, azeite extra virgem, óleo de côco.

Laticínios

Manteiga, ghee, creme de leite, creme de leite integral, iogurte integral (sem açúcar), queijo.

Bebidas

Café, chá, água com gás, bebidas sem açúcar (de preferência adoçadas com stevia ou outros adoçantes não artificiais).

Alimentos a evitar na dieta cetogênica

Evitar os alimentos abaixo é fundamental para manter a contagem de carboidratos baixa o suficiente para entrar em um estado de cetose.

  • leguminosas;
  • grãos (por exemplo, grãos inteiros, farinhas, produtos assados);
  • adoçantes glicêmicos como açúcar refinado, mel, açúcar de coco, agave ;
  • frutas com alto índice glicêmico;
  • vegetais com amido (por exemplo, batata, beterraba, cenoura, inhame).
Akta Liv - endocrinologia e emagrecimento - dieta cetogenica

Reflexões sobre a Dieta Cetogênica

Se por um lado a maioria dos especialistas concorda que carboidratos refinados devem ser ingeridos com muita moderação já que estão associados ao ganho de peso e outros problemas de saúde, por outro, dietas restritivas tão severas geralmente implicam em excluir itens que fazem muito bem para a saúde, como os cereais integrais e as frutas.

Na dieta cetogênica feita sem o acompanhamento profissional o corpo pode sentir falta de fibras, vitaminas e minerais. O teor de gorduras ingeridas — que pode chegar a 90% nas dietas mais restritivas — também deve ser observado e acompanhado por profissionais.  Para atingir esse patamar, frequentemente é preciso comer mais gorduras saturadas, que aumentam as taxas de colesterol LDL e estão diretamente associadas à ocorrência de infarto e AVC.

Os diabéticos podem ler a respeito da dieta cetogênica e pensar que ela é a solução definitiva para seus problemas. No entanto, é importante entender que toda mudança brusca pode ser perigosa, especialmente quando o corpo já vive com algum desequilíbrio. Assim, alterações dietéticas de diabéticos demandam uma supervisão profissional, inclusive para ajustar as doses dos medicamentos.

É importante ainda notar que não há estudos científicos que analisem a mortalidade e o risco cardiovascular de pessoas que aderem à dieta cetogênica, mas algumas reações adversas são comumente relatadas pelos seus praticantes, como dores de cabeça, halitose, constipação, diarreias, deficiências de vitaminas e constipação.

Se você acredita que a dieta cetogênica pode te beneficiar, procure o apoio de um profissional, especialmente se você fizer uso de medicamento de uso contínuo e tiver algum desequilíbrio hormonal, como diabetes.

O Centro Terapêutico AKTA Liv está localizado na Vila Mariana (São Paulo) mas também faz consultas e acompanhamento através de telemedicina. Contamos com uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar com você para que seus objetivos de emagrecimento sejam alcançados e mantidos no longo prazo, promovendo o seu emagrecimento de forma saudável e sustentável. Agende uma consulta com os nossos especialistas!

× WhatsApp