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A Importância da Endocrinologia para Atletas Juvenis

O corpo dos atletas é constantemente submetido a extremos e é importante que atletas juvenis tenham acompanhamento médico adequado para que possa realizar seu potencial e evitar problemas futuros.

A Endocrinologia é o estudo das várias glândulas do corpo humano que secretam hormônios que circulam na corrente sanguínea. Esses hormônios funcionam como “mensageiros químicos” e atuam em uma variedade de estruturas em todo o corpo. Eles agem na regulação e modulação de muitos processos e sistemas do corpo.

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Os hormônios funcionam de uma maneira complexa, semelhante a um concerto, com intrincados ciclos de feedback que reagem à concentração de hormônios dentro de um dado ciclo.

O exercício intenso e o treinamento esportivo podem afetar a concentração de vários hormônios no corpo, resultando na alteração do ciclo de feedback. Um exemplo importante disso é o ciclo menstrual. O ciclo menstrual funciona por meio de um ciclo de feedback positivo. O funcionamento normal deste ciclo é essencial para a saúde geral e o desempenho esportivo. A interrupção desses ciclos é frequentemente causada pela falta de integração entre nutrição, sono, recuperação e treinamento.

A interrupção dos hormônios secretados pelo sistema endócrino pode prejudicar o desempenho esportivo e potencialmente ter impactos negativos a longo prazo para a saúde de homens e mulheres. Esses hormônios desempenham papéis importantes na resistência óssea, saúde cardiovascular e produção de substâncias químicas cerebrais para regular o humor. Os efeitos dos baixos níveis de estrogênio e progesterona são conhecidos por levar à má saúde óssea e, em última instância, fraturas e osteoporose.

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Isto é constatado na deficiência relativa de energia no esporte (RED-S), que através de estudos demonstrou afetar vários sistemas do corpo. No RED-S, há uma discrepância entre a ingestão de energia e a produção de energia. Este saldo negativo faz com que o corpo entre no “modo de conservação”. É como colocar seu telefone no modo de “economia de energia”. O resultado geral é a inibição do desempenho geral e da saúde como um todo. Isso pode se manifestar na falta de resposta à carga de treinamento, baixo desempenho, lesões recorrentes dos tecidos moles, lesões por estresse ósseo e efeitos negativos na função cognitiva.

Prevenção e conscientização são as principais mensagens para todos os envolvidos no esporte juvenil. Este é o momento chave para ajudar os atletas juvenis a estabelecerem uma abordagem saudável ao treinamento e à vida. Uma abordagem de equipe é fundamental. Treinadores, pais e praticantes precisam estar “empenhados” em encorajar os jovens atletas a “abastecer” com a quantidade e qualidade ideais de alimentos e obter descanso e recuperação adequados, a fim de atingir seus objetivos.

Precisamos nos engajar na abordagem do “atleta completo” para que os cuidados sejam dados não apenas para que o atleta tenha um desempenho positivo nos treinos mas também fora deles. Isso envolve proporcionar ao atleta uma equipe multidisciplinar que seja capaz de trabalhar com ele não apenas na parte física do esporte, mas também na nutrição, nas questões fisiológicas e psicológicas, com a coleta de dados subjetivos sobre fadiga, qualidade do sono e humor. A partir desta abordagem multidisciplinar, a equipe que trabalha com o atleta estará trabalhando na prevenção e detecção precoce de eventuais problemas que possam afetar a performance do atleta no curto, médio e longo prazo, assim como a prevenir problemas de saúde que ele venha a desenvolver no futuro.

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Quais são as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes?

Alimentos saudáveis fornecem a energia necessária para o crescimento e a atividade física. Quer seu filho ou adolescente seja um atleta mais sério ou participe de uma atividade física diária de lazer, os nutrientes são uma parte importante de uma dieta saudável.

Macronutrientes: Carboidratos, proteínas e gorduras fornecem energia para a atividade física.

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Benefícios

Boas Fontes

Carboidratos

Fornecem a glicose de que os atletas precisam para obter energia.

Grãos integrais, vegetais, frutas, leite e iogurte.

Proteínas

Constroem e reparam músculos, cabelos, unhas e pele. Também ajudam a manter a glicose ao fazer atividades físicas por longos períodos de tempo.

Carne magra e aves, peixes, ovos, laticínios, feijão e nozes.

Gorduras

Ajudam o corpo a absorver as vitaminas A, D, E, K. Protege os órgãos do corpo e fornece isolamento. São uma fonte de energia.

*A gordura de alimentos fritos e assados deve ser mínima.

Carne magra e aves, peixes, nozes, sementes, laticínios e óleos de oliva e canola.

Micronutrientes: são as vitaminas e minerais que as pessoas precisam para se manter saudáveis. Os atletas precisam ser extremamente cuidadosos e se certificar de que recebem cálcio, vitamina D e ferro suficientes.

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Dose diária recomendada

Benefícios e fontes

Cálcio

1000 mg / dia de 4 a 8 anos de idade

1300 mg / dia de 9 a 18 anos de idade

O cálcio ajuda a construir ossos fortes para resistir a fraturas e fraturas por estresse.

Boas fontes incluem leite, iogurte, queijo, brócolis, espinafre e produtos de grãos fortificados.

Vitamina D

600 UI / dia de 4 a 18 anos de idade.

Ajuda o corpo a absorver o cálcio.

Boas fontes incluem alimentos fortificados, como leite, e exposição segura ao sol. Produtos lácteos, exceto leite, como iogurte, não contêm vitamina D.

Ferro

8 mg / dia de 9 a 13 anos de idade

11 mg / dia para meninos e 15 mg / dia para meninas de 14 a 18 anos de idade.

O ferro ajuda a transportar oxigênio para todas as diferentes partes do corpo que precisam dele.

Os adolescentes precisam de mais ferro para um crescimento saudável, maiores quantidades de sangue e músculos.

Boas fontes incluem ovos, vegetais de folhas verdes, grãos inteiros fortificados e carne magra.

Estas recomendações são gerais e não necessariamente adequadas para todos os atletas juvenis. É de extrema importância que estes atletas sejam acompanhados por uma equipe de profissionais que vão dar a ele todo o suporte para que tenha um bom desempenho atlético ao mesmo tempo em que não prejudicará seu desenvolvimento e saúde no futuro. A clínica AKTA Liv conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde – endocrinologistas e metabologistas, nutricionistas, nutrólogos, fisioterapeutas, ortopedistas, ginecologistas e psicólogos – para apoiar o desempenho esportivo e o desenvolvimento saudável de qualquer atleta.

 

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Na Clínica AKTA Liv trabalhamos primariamente com pacientes que apresentam transtornos alimentares, obesos, com sobrepeso e com morbidades relacionadas ao excesso de gordura. Todos os tratamentos oferecidos na Clínica AKTA Liv focam na perda e manutenção de peso a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, melhora da autoestima e, consequentemente, saúde e bem estar.

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