O papel da Terapia Cognitivo Comportamental no Emagrecimento

Você sabia que a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ser uma grande aliada no processo de perda e manutenção do novo peso? A TCC é uma modalidade terapêutica que apresenta resultados científicos sólidos no processo de emagrecimento. Por esse motivo, consideramos o comportamento como um dos três pilares que dão sustentação ao processo de emagrecimento, junto a alimentação e ao metabolismo.

Mas você sabe o que é a Terapia Cognitivo Comportamental?
Em linhas gerais, a TCC é uma linha teórica da Psicologia que se baseia no conceito de que tudo o que as pessoas pensam interferem no que elas sentem e também determinam a maneira como elas vão se comportar. Ou seja, há uma linha direta de conexão entre pensamentos, sentimentos e comportamentos, onde um sempre vai interferir no outro.
Todas as técnicas aplicadas durante o processo de Terapia Cognitivo Comportamental, visam auxiliar os nossos pacientes a alcançarem o seu objetivo de emagrecer e de manter o seu peso ideal.
Dessa maneira, se uma pessoa enfrenta dificuldades em manter o peso estável, nós vamos analisar todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados à sua alimentação, para verificar a existência possíveis crenças e pensamentos disfuncionais, que por consequência levam à comportamentos disfuncionais, e vamos trabalhar no sentido de gerar uma reestruturação cognitiva, substituindo os pensamentos sabotadores por outros mais funcionais.
Nós também mapeamos os hábitos alimentares de nossos pacientes. Buscamos compreender quais os comportamentos que fizeram com que alcançassem o sobrepeso indesejado. Depois, traçamos junto com cada um, estratégias para transformar esses antigos hábitos e comportamentos em outros novos, mais saudáveis e funcionais.
Durante a terapia, nossos pacientes aprendem a lidar com sentimentos tais como a tristeza, a ansiedade, a culpa e o estresse, sem que tenham que “descontar na comida”. Aprendem também como frequentar eventos sociais, (almoços de negócio, eventos de família) sem perderem o controle do que comem. Descobrem ainda que existem muitas outras atividades que são tão prazerosas quanto o “comer” e que podemos equilibrar os nossos prazeres, descobrindo e dando espaço para outras atividades.
São muito os assuntos trabalhados na TCC, que ensinam cada paciente a lidar de forma mais saudável com a sua alimentação. Dentre eles estão relação fome/saciedade, a autoestima, a autoimagem, as habilidades sociais, entre outras.
A terapia vai ajudar  na modificação da forma com que cada um se relaciona com a comida, auxiliando no processo de emagrecimento e garantindo a manutenção de um peso estável e de um corpo saudável.

 

Fernanda Cernea

Psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

CRP 121.534

 

Links Úteis

Como lidar com o Descontrole Alimentar?

Ansiedade e Depressão Engordam?

Coaching Alimentar

Pensamentos Sabotadores

Pensamentos Funcionais