Hipotireoidismo Congênito

O hipotireoidismo congênito é o hipotireoidismo presente ao nascimento, sendo o distúrbio endócrino mais frequente em recém nascidos.

Ele se caracteriza pela redução ou ausência de produção de hormônios tireoidianos.

Sua principal causa são as disgenesias da glândula tireóide, ou seja, sua ectopia (localização em local fora do habitual), hipoplaisa (tamanho reduzido) ou agenesia (sua ausência). Esta glândula é responsável por produzir os hormônios tireoidianos T3 e T4. São hormônios essenciais para o metabolismo celular, sendo muito importantes para o desenvolvimento cerebral.

A maioria dos bebês com hipotireoidismo congênito sã assintomáticos. Uma minoria (apenas 10%) pode apresentar sintomas como hipotonia muscular, pele seca, fontanelas amplas, icterícia neonatal prolongada , hérnia umbelical. Apesar de pouco sintomática ao nascimento, quando não diagnosticado nessa fase, as crianças com hipotireoidismo congênito evoluem com atraso no desenvolvimento importante, com redução do QI.

Atualmente, o hipotireoidismo congênito é obrigatoriamente rastreado em nosso país pelo teste neonatal conhecido popularmente como teste do pezinho. Esse teste detecta a elevação do hormônio TSH que ocorre em bebês que tem hipotireoidismo primário, ou seja, cuja redução na produção dos hormônios se dá pelo mau funcionamento da glândula tireóide.

Quando o teste do pezinho é positivo para hipotireoidismo, o bebê é encaminhado para o médico endocrinologista que repete o exame de TSH e complementa com a dosagem de T4 livre e solicita a realização da USG de tireóide, para avaliar a presença ou não da glândula.

A rápida instituição do tratamento para o hipotireoidismo congênito tem excelente resultado, preservando o desenvolvimento intelectual da criança. Daí a importância da realização do teste do pezinho e da correta avaliação e seguimento do hipotireoidismo congênito por especialista.

 

Dra Luana Casari da Silva Lima

Endocrinologista do Centro Terapêutico Akta Liv

CRM 122.397/ RQE 45065

 

Links Úteis

 

Akta Liv Kids

Diabetes na Infância

O choro do Bebê

Meu filho tem diabetes. E agora?

Posso dar suco para a criança?

Criança mal comportada