Após atingir o peso planejado, é necessário uma segunda fase que tem como objetivo uma reeducação alimentar e comportamental, assim como um aumento da taxa metabólica basal.

Durante a fase de perda de peso é comum a redução do metabolismo como resposta adaptativa do organismo, e esta, na maioria das vezes, é responsável pelo reganho posterior de peso. A proposta de perda de peso não deve ser baseada em uma dieta fixa a longo prazo, uma vez que estas tem taxas de seguimento extremamente baixas, assim como estamos inseridos em um meio social com grande relação com a alimentação. Tornar a alimentação algo prazeroso e saudável, dentro dos costumes sociais individuais é importante para o sucesso da manutenção.

O processo de gradação e termogênese ocorre de forma gradual na alimentação, assim como a atividade física eleva o número de calorias utilizadas pelo seu corpo e promove a perda de gordura corporal ao invés da perda de músculos e outros tecidos.

Dentro da nossa organização de comportamento este é o momento de desenvolver sistemas de recompensas capazes de provocar impacto direto na nossa capacidade de atrair, reter e motivar.

As recompensas visam incentivar as contribuições das pessoas aos objetivos, contudo, esta mesma proposta pode levar a mecanismos de ansiedade e frustração quando a recompensa não vem da maneira programada. Por esta razão, é importante compreender os aspectos básicos de como desenhamos e  administramos este sistema.

okMetabolismo-Fase-600X450-WEB