Emagrecer Rápido ou Devagar: O que é melhor?

 

Uma dúvida comum no consultório é sobre o que é melhor a longo prazo: emagrecer rápido ou devagar? Cientificamente, a melhor estratégia é aquela a qual o paciente se adapta melhor.

Presença de atividade física, taxa metabólica, quantidade de calorias ingeridas e medidas comportamentais são mais importantes a longo prazo para manutenção de peso do que a velocidade com que a perda de peso ocorreu e o tipo de dieta que foi utilizada. A literatura científica demonstra que dietas cetogênicas e proteicas (que levam a um emagrecimento mais rápido inicialmente) são tão eficazes para uma perda de peso duradoura quanto dietas equilibradas (que contém todos os nutrientes).

Estudos mais recentes têm sugerido que perder peso rápido leva a uma maior perda de peso total do que perder peso mais lentamente. Isso provavelmente se deve ao fato de que as pessoas têm dificuldade em manter uma dieta com restrição de calorias por longos períodos. No entanto, é importante ressaltar que esses resultados ainda são iniciais e que não há respostas definitivas sobre o assunto neste momento.

O mais importante é encontrar uma estratégia que se adapte a individualidade do paciente que deseja emagrecer, para que as chances de sucesso sejam maiores.

Dietas muito restritivas ou com restrição de um elemento, como dietas cetogênicas ou proteicas, devem sempre ser feitas sob supervisão médico-nutricional.

O endocrinologista é o médico que pode orientá-lo melhor quanto ao tratamento mais adequado para você.

O Centro Terapêutico Akta Liv dispõe de uma equipe que conta com Endocrinologistas, Nutricionistas e Terapeutas Comportamentais e pode auxiliá-lo nesse processo.

 

Dra Luana Casari da Silva Lima

Endocrinologista do Centro Terapêutico Akta Liv

CRM 122.397/ RQE 45065

 

Links Úteis

Fundamentos do Método de Emagrecimento Akta Liv

Akta Liv Emagrecimento

Akta Liv Diabetes

Akta Liv Kids