Diabetes na Infância

Há dois tipos de diabetes mais frequentes durante a infância: o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM2).

O Diabetes tipo 1 é o mais frequente em crianças e adolescentes. Ele age como uma doença autoimune (como se o corpo não reconhecesse o pâncreas, produzindo anticorpos cotra ele) e tem relação com uma predisposição genética. Resulta na falência total do pâncreas, que deixa de produzir insulina. Nestes casos, são necessárias doses complementares de insulina ao longo da vida.

Um fenômeno recente tem sido o aumento do Diabetes tipo 2 nesta faixa etária. Essa doença crônica tem relação com a resistência à ação da insulina, mas sempre foi mais frequente em pessoas acima dos 40 anos.  A explicação é o aumento da obesidade na infância e o acúmulo de gordura na região abdominal, conhecida como gordura visceral, resultado dos maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Entre os sintomas da criança com Diabetes tipo 1 estão beber muita água, urinar várias vezes, sentir-se mal, com visão turva e perda de peso rápida. Já com o Diabetes tipo 2, pode não apresentar sintomas, por isso, fique atento aos hábitos de seus filhos e consulte um médico endocrinologista para avaliação se necessário.

O Akta Liv Kids é um programa específico voltado a perda de peso e bem-estar infantil, que considera a individualidade de cada criança, seu metabolismo e comportamento, para mudar seus hábitos em busca de uma vida saudável.  Saiba mais em http://aktaliv.com.br/akta-kids/

O Centro Terapêutico Akta Liv conta com uma equipe multidisciplinar treinada no tratamento do diabetes na infância.

 

Links Úteis

Akta Liv Kids

Akta Liv Diabetes

Novas Tecnologias em Diabetes

Diabetes e Perda de Peso