Conhecendo um pouco mais sobre Dieta Cetogênica

Em uma dieta convencional, o nosso corpo utiliza o carboidrato como fonte de energia principal. Já na dieta cetogênica o corpo é condicionado a alterar temporariamente o metabolismo, e, desta forma, utiliza como via principal a gordura corporal para obtenção de energia. Assim, é possível atingir uma redução de peso e de gordura corporal mais rapidamente do que em uma dieta tradicional que conte apenas com redução de calorias.

Mas como se altera o metabolismo?

É necessário diminuir consideravelmente a quantidade de carboidrato da dieta. O corpo passa por um processo de adaptação de mais ou menos 48-72h, podendo se estender um pouco mais em alguns indivíduos. Nesta fase inicial, como em qualquer dieta, o nosso corpo pode sinalizar a mudança na alimentação. Com o decorrer dos dias, o corpo começa a entender que não vai receber o mesmo aporte de carboidrato que estava habituado e, passa a oxidar gordura para utilização de energia. Nesta fase, o organismo entra em cetose plena e inicia a redução de peso, muito mais focado em gordura corporal.

É verdade que paro de sentir fome?

Sim. A cetose plena faz com que os sintomas de restrição de energia que ocorrem durante uma dieta sejam reduzidos, levando a um quadro de bem-estar. Desta forma, fica muito mais confortável e fácil para o paciente realizar o tratamento, uma vez que o paciente tem maior saciedade. E quem não gostaria de perder um volume de peso maior em um período bem menor sem sentir muita fome?

Para que perfil é indicado a dieta cetogênica?

Esse tratamento é mais indicado para pacientes:

– Com um volume maior de peso a ser reduzido.

– Com alterações bioquímicas como: colesterol, esteatose hepática (gordura no fígado) e glicemia alterada.

– Pacientes que precisam perder pouco peso, mas um peso focado em gordura localizada, o que é difícil reduzir muitas vezes com dietas convencionais.

Vale lembrar que não se trata de uma dieta onde apenas um cardápio é suficiente. Um tratamento completo é realizado por uma equipe multidisciplinar, focada e preparada para dar ao paciente todo o suporte necessário até que seja atingido o resultado esperado. O que se observa com muita frequência são pacientes que conseguem ter um resultado muito favorável fazendo dieta cetogênica sem acompanhamento, porém após a reintrodução dos alimentos, geralmente recuperaram todo o peso perdido ou até mesmo mais.

Além disso,  por ser uma dieta com restrição de um macronutriente, o monitoramento de exames ao longo do tratamento é de extrema importância, assim como todo o suporte de reposição de nutrientes.

É importante lembrar que apenas um profissional de saúde devidamente habilitado pode prescrever a realização de dieta cetogênica. Pessoas que desejam seguir esse tipo de plano alimentar, devem procurar orientação médico-nutricional para avaliar se é a melhor opção para si e se não há contra-indicações para sua realização.

O Centro Terapêutico Akta Liv dispõe de uma equipe que conta com Endocrinologistas, Nutricionistas e Terapeutas Comportamentais aptos a auxiliarem o paciente no processo de emagrecimento e perda de gordura corporal.

 

Ana Paula Caldas

Nutricionista do Centro Terapêutico Akta Liv

CRN 25.394

 

Links Úteis

Método de Emagrecimento Akta Liv

Emagrecimento Rápido

Dieta Individualizada para Metabolismo