Comer proteína ajuda a queimar gordura?

Uma dúvida frequente entre as pessoas que desejam fazer uma dieta com redução de carboidratos e maior proporção de proteínas é se a ingesta de proteína ajuda a queimar gordura.

Alguns estudos mostram que uma dieta com maior quantidade de proteínas e menor quantidade de carboidratos promovem uma maior perda de peso e auxiliam no processo de redução da gordura corporal, quando comparadas à uma dieta convencional que tem como base os carboidratos.

Isso ocorre porque a proteína tem algumas funções importantes como:

– Gerar uma maior saciedade, porque demora mais tempo para ser digerida;

– Possui efeito termogênico, pois promove o aumento do gasto energético para realização dos processos de digestão e absorção;

– Melhora o controle glicêmico, o que estimula a degradação de gordura corporal pela menor quantidade de carboidrato da dieta;

– Preservação e auxílio no ganho de massa muscular. Quanto maior a composição de massa muscular corporal, o metabolismo energético fica mais acelerado, fator importante na queima de gordura corporal.

Mas vale ressaltar que as quantidades são individuais e devem ser prescritas por um profissional capacitado de acordo com a sua necessidade e evitando sobrecarga desse nutriente no organismo. Não ingerimos proteína pura da natureza, mas um alimento rico em proteína, que também pode conter grande quantidade de gordura saturada se for de origem animal. Este é mais um motivo para que esse tipo de dieta tenha orientação médico-nutricional.

O ponto mais importante para perda de peso continua sendo a restrição calórica, mas uma dieta com restrição de carboidratos e maior aporte de proteínas pode ser uma estratégia interessante.

 

Dra Mayara Vieira Benetti

Nutricionista do Centro Terapêutico AKTA Liv

CRN 40.996

 

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