Sabemos que o exercício físico desempenha um papel importante tanto na manutenção de sua saúde quanto no controle de peso. Mas não há necessidade de ficar mais do que duas horas na academia: uma vez que até mesmo simples movimentos, como você faz quando a limpeza, subir escadas ou caminhar algumas quadras para ajudar a queimar gordura e, assim, perder peso. Além disso, quando você se exercita aumenta a temperatura do corpo que também acelera o metabolismo.

tabela_atividadefisica

O MÉTODO PILATES

Visa um trabalho holístico integrando corpo e mente. Baseado em seis princípios –   respiração, centro de força, concentração, controle, precisão e fluidez, o método promove saúde, equilíbrio e qualidade de vida.

Os exercícios do método Pilates são excelentes para aumentar a resistência, a força, a elasticidade e o equilíbrio.

Além disso, o Pilates ajuda a melhorar a respiração, fortalece os músculos pélvicos e melhora também a postura.

No que diz respeito à perda de peso, o Pilates ajuda a aumentar a massa muscular, já que é um treinamento de força.

Esse aumento da massa muscular provoca mais queima de calorias, já que os músculos são grandes gastadores de energia. Isso faz com que o metabolismo fique mais esperto, o que é ótimo para o emagrecimento.

Os exercícios do Pilates trabalham bastante a musculatura abdominal, portanto, o Pilates é excelente para ajudar você a acabar com as gorduras localizadas na barriga.

BENEFÍCIOS DO PILATES

  • Alonga e fortalece a musculatura;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Previne e combate a osteoporose;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Contribui para o emagrecimento;
  • Melhora a concentração;
  • Diminui o estresse e alivia tensões;
  • Previne Lesões musculares, articulares e da coluna;
  • Acelera o metabolismo;
  • Promove a reorganização da postura;
  • Melhora a consciência corporal e coordenação motora;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico (indicado para gestante terceira idade).

PILATES PARA A SAUDE DA MULHER

Benefícios do Pilates para as Mulheres

  • Alivio nas dores nas costas

Um núcleo forte é igual a uma melhor volta, diz Tracy Zindell, fundador Flex Pilates Chicago e instrutor mestre. É por isso que aqueles com dor lombar crônica que praticavam Pilates em apenas quatro semanas experimentam mais alívio do que aqueles que visitaram um médico ou outros especialistas, sendo que existem casos que os eventos de dor não se repetiram pós-Pilates. Os pesquisadores acreditam que através da estabilização da região lombar-pélvica, os exercícios de Pilates aliviam o stress nesta área melhorando a mobilidade.

  • Benefício para as articulações

Os movimentos lentos e controlados de Pilates colocam o mínimo impacto sobre as articulações.

  • Treina a manter o Foco

Pilates obriga a concentração na respiração, no corpo, e como os dois podem trabalhar e se mover juntos. É preciso muita concentração forçando o desligamento do trabalho, contas, namorados e qualquer outro drama por uma hora completa.

  • Sexo melhor

Os movimentos de Pilates em relação ao assoalho pélvico fortalecem estes músculos que são muito importantes para um bom relacionamento sexual tornando-o mais prazeroso.

Se você está tentando engravidar além do sexo e orgasmos músculos do assoalho pélvico fortes facilitam o bebe a nascer mais rapidamente.

  • Melhor Desempenho no esporte

A concentração em si mesmo leva a percepção de todos os seus músculos ligados ao seu kernel(núcleo)

Com um núcleo mais forte, pode-se correr mais rápido, o yoga é mais produtivo e os demais exercícios tem melhor desempenho

  • Maior Flexibilidade

Mesmo pessoas com pouca flexibilidade ao iniciar a pratica de Pilates se tornam 19,1% mais flexíveis após 20 sessões conforme estudos realizados no Brasil.

  • Aumento da Capacidade Mental e Intelectual

Joseph Pilates chamou seu método de treino “exercício do homem que pensa.” r. Quando os pesquisadores chineses mediram as mudanças na atividade cerebral das mulheres após 10 semanas de treinamento de Pilates, eles encontraram um aumento na potência de pico alpha do cérebro, que está relacionado com o desempenho da atividade da rede neural, desempenho da memória e outras funções cognitivas. Os investigadores acreditam que o Pilates pode até mesmo potencialmente ser uma opção de tratamento para as pessoas com doenças cerebrais degenerativas e disfunções cognitivas.

JAPONESA FAZENDO EXERCICIO (25) shutterstockMULHER BEVENDO AGUA (19)

fundamentos_08pilates