Aspectos emocionais da Obesidade Infantil

Este tema é um alerta de que estamos formando uma geração de crianças obesas e com sobrepeso que terão consequências graves do ponto de vista médico, nutricional e psicológico.

O alimento rápido e mais fácil de ser ingerido nem sempre será o mais saudável. Hoje, muitas famílias escolhem pela praticidade, o que acaba moldando um hábito alimentar mais seletivo, com preferência por alimentos mais gordurosos e, geralmente, mais saborosos para a maioria dos paladares infantis. Além disso, temos a realidade de que muitas crianças são sedentárias, preferindo um brinquedo eletrônico a alguma atividade mais lúdica e esportiva.

Entendemos que para tratar deste paciente é necessário um esforço conjunto da família e uma equipe multidisciplinar, com propostas claras de mudanças que devem ser gradativas e permanentes.

Precisamos entender como a criança se relaciona com o alimento, o que significa avaliar os níveis de satisfação e  a regularidade da busca pelo alimento.

Estudos científicos mostram que o ganho de peso na infância pode estar relacionado com fatores genéticos, mas sabemos que os mesmos aliados a hábitos alimentares inadequados e pouca atividade física resultam em crianças mais suscetíveis a adoecer e gostaria aqui de ressaltar alguns aspectos psicológicos desencadeados com o ganho de peso

  • Geralmente sofrem bullying na escola
  • Podem apresentar baixa auto-estima
  • Tendência a se isolar nos jogos e brincadeiras que usam o corpo (preferem jogos eletrônicos)
  • Podem apresentar início de um quadro depressivo

Oriento aos pais que procurem conversar, estabelecer uma rotina que favoreça um tempo de troca, não apenas para checar se fez a lição ou para dar uma “ bronca “, mas para saber ouvir e compreender as dificuldades de um Ser que é suscetível a muitas variáveis, com muitas dúvidas e com uma mente que ainda depende da aprovação do outro para se sentir valorizado e aceito pelo grupo.

Devemos considerar que as crianças estão em desenvolvimento psíquico e formação de personalidade. Elas são constantemente influenciadas e moldadas pelo ambiente, portanto se trata de uma fase favorável a mudanças saudáveis e estabelecimento de um novo estilo de vida.

 

Karen Maciel Tomac

Psicóloga especialista em atendimento Infantil e integrante da equipe do Centro Terapêutico Akta Liv

CRP: 06/48802