Ganhei Peso nas Festas. E agora?

Fim de ano é sempre a mesma coisa: mil festas, amigos secretos, reencontro de amigos… e tudo envolvendo muita comida! Comidas muitas vezes especiais: o peru da tia, a farofa da avó, o bolo da mamãe… Sem falar do panetone!

E depois do Ano Novo, percebe-se que houve um exagero e alguns quilinhos foram acumulados. No entanto, não é preciso se desesperar, tudo tem solução. Agora é hora de pensar seriamente na atividade física e em reeducar a alimentação.

Um erro muito comum nesta época do ano é aderir a promessas milagrosas encontradas na internet. No entanto, os riscos  são altos e, na maiorias dos casos, as pessoas que fazem esse tipo de dieta sem acompanhamento retornam ao peso anterior. Sendo assim, é importante enfatizar que para perder peso é fundamental acompanhamento, para que seja escolhido o melhor tipo de dieta para o estilo de vida de cada pessoa.

O mais adequado seria já planejar a nossa alimentação antes das festas prevendo um controle da quantidade da comida e seleção de alimentos menos calóricos.

Como os erros alimentares já aconteceram, deixe-os para trás. Não adianta chorar pelo leite derramado. O primeiro passo é voltar para rotina de alimentação saudável. Quanto mais cedo você retornar a uma dieta equilibrada, mais fácil será o processo de emagrecer.

Infelizmente muitas pessoas adiam a retomada da alimentação saudável e continuam ingerindo alimentos ricos em gordura, açúcar e sal por um tempo prolongado. Quem nunca ouviu “Já ganhei uns quilinhos mesmo, vou comer mais um pouco!”. É aí que está o problema: ingerir alimentos errados em grande quantidade. Todos os alimentos, mesmo aqueles considerados saudáveis, se ingeridos em excesso, podem levar a ganho de peso.

O controle alimentar associado a exercícios precocemente é a principal maneira de se livrar dos exageros do final do ano. Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje! Procure um profissional que possa orientá-lo nesse processo.

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe formada por endocrinologistas, nutricionistas e psicólogas especializadas no tratamento do sobrepeso e obesidade.

 

Dra Izadora Ribeiro

Endocrinologista do Centro Terapêutico Akta Liv

CRM 137.168

 

Links Úteis

Método de Emagrecimento Akta Liv

Emagrecimento Rápido

Dieta Individualizada para Metabolismo

Medicamentos para Emagrecer

Dicas Nutricionais para Aumentar o Rendimento nos Treinos

Para começar o projeto verão 2017, nada melhor do que iniciar um programa de atividades físicas. Além de ajudar a conquistar um corpo bonito, a atividade física têm diversos outros benefícios como diminuição do estresse e  prevenção de diversas doenças.

Vamos falar aqui sobre rendimento nos treinos para desportistas. Mas quem são desportistas?  São pessoas comuns que têm os seus afazeres normais (estudam ou trabalham) e que fazem exercício 1 a 2 horas ao dia 3 a 4 x por semana. A alimentação de Atletas profissionais é completamente diferente, pois visa alto rendimento em competições. Devemos sempre estar atentos a essa diferença: não é porque um atleta consome um suplemento X que ele fará bem a qualquer pessoa.

Vamos as dicas:

  • A dica mais importante é a alimentação antes do treino: ela deve ser feita de 30 min a 1 hora antes da atividade e deve ser composta por um carboidrato e uma proteína (o tipo e quantidade do carboidrato e da proteína deve ser discutido com a nutricionista: vai depender do tipo de treino e do objetivo do paciente)
  • Hidratação: devemos ingerir 30 ml de água por Kg de peso durante o dia. Por exemplo: um homem de 70 Kg deve ingerir 2,1 litros de água ao dia. Quando fazemos alguma atividade física temos um extra referente a perda do suor. Uma dica é se pesar antes e depois da atividade. A variação do peso é a quantidade em ml que devemos ingerir para suprir a perda do suor. Por exemplo: antes da atividade 70 Kg, após a atividade 68,7 Kg. A Hidratação pós treno deve ser de 300 ml.
  • Evite consumir alimentos ricos em gordura antes do treino como carnes com gordura, sorvetes de massa, folhados, frituras, salgados e sanduíches de lanchonete. Eles têm a digestão lenta e diminuem a disposição para o treino.
  • O mesmo vale para o açúcar: pode parecer que o açúcar dá mais disposição, mas ele é absorvido muito rapidamente pelo organismo e após essa absorção, temos a sensação de fraqueza e falta de energia. Portanto é melhor evitar alimentos ricos em açúcar simples antes do treino como doces, sorvetes, bolos e biscoitos.
  • Suplementos nutricionais: podem ser consumidos sim, mas sempre com orientação de um médico ou nutricionista. O consumo sem orientação pode trazer mais malefícios do que benefícios.

Agora é só colocar essas dicas em prática e começar a atividade física! E lembre-se que antes de iniciar um programa de atividade física, é importante passar por uma avaliação médica!

O Centro Terapêutico Akta Liv conta com nutricionistas especializadas em nutrição esportiva que podem auxiliá-lo a aumentar o rendimento do seu treino. Além disso, temos uma equipe composta por ortopedista e fisioterapeutas pronta a ajudar o desportista.

 

Dra Ana Maria Delospital

Nutricionista do Centro Terapêutico Akta Liv

CRN 17.279

 

Links Úteis

Fundamentos do Método de Emagrecimento Akta Liv

Nutrição Esportiva

Akta Liv Emagrecimento

Pilates e Emagrecimento

 

Dietas muito restritivas: as famosas Very Low Calorie Diets

Os hábitos alimentares influenciam de forma importante o balanço energético positivo e, consequentemente, o ganho de peso.

Um comportamento nutricional adequado é imprescindível para a manutenção da saúde. As quantidades de nutrientes disponíveis na dieta devem satisfazer as necessidades fisiológicas normais dos indivíduos sadios ou não, da forma mais equilibrada possível, prevenindo o surgimento de doenças.

No entanto, muitas vezes uma pessoa precisa perder uma grande quantidade de peso o que, numa dieta tradicional, leva muito tempo. Para esses casos, uma das estratégias para a perda de peso é a dieta conhecida como Very Low Calorie Diet (VLCD), a qual consiste na restrição importante de calorias por um determinado período. São dietas individuais com consumo médio inferior a 800 calorias, de acordo com a rotina e necessidade de cada indivíduo. O total energético deve ser controlado, assim como a composição dos macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) também. Essas dietas devem ser realizadas com supervisão de um médico e/ou nutricionista, pois por serem muito restritivas, há necessidade de suplementação vitaminico-mineral e acompanhamento clínico e laboratorial.

Quem deseja perder peso pode se beneficiar desta estratégia, pois como a perda de peso se dá de maneira rápida, a pessoa se sente estimulada a continuar o processo de emagrecimento. Esse tipo de dieta não pode ser mantida indefinidamente, todavia por um curto período de tempo pode ser útil. Mas vale lembrar que o acompanhamento profissional é importante para individualizar e garantir o melhor resultado durante a dieta e até a fase de manutenção para evitar reganho de peso.

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe apta a ajudá-lo a perder peso e avaliar o melhor tipo de dieta para o seu tratamento.

 

Dra Mayara Vieira Benetti

Nutricionista do Centro Terapêutico AKTA Liv

CRN 40.996

 

Links Úteis

Emagrecimento Rápido

Fundamentos do Método de Emagrecimento Akta Liv

Akta Liv Emagrecimento

Dieta Cetogênica

O papel dos exercícios no Climatério e Menopausa

Na menopausa, ocorre a queda dos níveis de estrogênio, o que altera a distribuição de gordura, que passa a se acumular em torno da cintura, a famosa “gordura visceral”. Tal gordura é fator de risco para síndrome metabólica, diabetes mellitus tipo II, dislipidemias, doenças cardiovasculares, câncer e hipertensão. Associado ao aumento de gordura visceral também ocorre perda de gordura nos quadris e coxas. Enquanto uma jovem de 25 anos com 58 quilos, por exemplo, tem 27% de gordura na composição de seu peso, a mulher de 50 anos e mesmo peso terá 40% de gordura corporal.

A prática de exercícios aeróbicos e de musculação é capaz de reverter essa tendência, além de melhorar muito a condição física durante o climatério e após a menopausa.

Andar rápido (cerca de 5Km por hora) triplica o gasto energético em relação ao que é consumido em repouso. Nadar vigorosamente aumenta o gasto calórico quatro a cinco vezes e subir degraus ou andar de bicicleta (cerca de 18Km por hora) eleva-o em seis vezes o metabolismo. Este pode permanecer alta de seis a 24 horas depois de 30 minutos de exercício moderado.

Exercícios de resistência e dinâmicos preservam a massa muscular e impedem o aumento da gordura corporal.

Os benefícios da atividade física durante o climatério e menopausa não estão relacionados apenas ao peso e metabolismo.

Atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente de nosso esqueleto, prevenindo a osteoporose.

O exercício físico aeróbio de intensidade moderada, com duração mínima de trinta minutos, pelo menos três vezes na semana é ideal para induzir modificações lipoprotéicas basais (“gorduras do sangue”, como colesterol e triglicérides).

Segundo a OMS, a prática regular de 30 minutos de atividade física de moderada intensidade, na maior parte dos dias da semana, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e de mama. O treinamento de resistência muscular e equilíbrio podem reduzir quedas e aumentar a capacidade funcional nos idosos.

 

Para um bom resultado na perda de peso durante o climatério e menopausa, é importante

alimentar-se de maneira equilibrada, reduzindo a ingestão de calorias com refeições leves, pobres em gordura e açúcar e incorporar à rotina a prática de exercícios. Uma dieta que inclua vitaminas de diferentes grupos e minerais como cálcio, magnésio e fósforo é benéfica às mulheres após a menopausa.

Consuma água! No nosso cérebro existe uma glândula chamada Hipotálamo, que controla alguns processos fisiológicos – como fome e sede. Quando estamos desidratados ou com fome, essa glândula envia sinas ao cérebro para que tenhamos sede ou nos alimentemos. Porém, essa sensação pode ser confundida – e podemos sentir fome quando, na verdade, estamos com sede. Por isso é importante nos mantermos sempre hidratados. Não espere sentir sede para se hidratar, consuma 2 litros de água diariamente.

Hidrate-se antes e após os exercícios, com uso de roupas confortáveis e de tecidos leves e evitar atividade em jejum ou após grandes refeições.

Um tratamento que leve em conta o metabolismo individual e outras particularidades da mulher na menopausa é muito benéfico.

Consulte um médico endocrinologista para maiores informações sobre exercícios no climatério e menopausa.

O Centro Terapêutico AKTA Liv conta com uma equipe formada por endocrinologistas, nutricionistas, terapeutas comportamentais e fisioterapeutas apta a auxiliar a mulher nessa importante etapa da vida.

Vamos incluir em nossas metas de 2017 a prática de atividade física!!!

 

Dra Rejane Vaz Bezerra Cruz

Endocrinologista do Centro Terapêutico Akta Liv

CRM 128.411

 

Links Úteis

Método de Emagrecimento Akta Liv

Emagrecimento Rápido

Dieta Individualizada para Metabolismo

Medicamentos para emagrecer

Dieta cetogênica e emagrecimento

Fisioterapia e Disfunções sexuais

Fisioterapia Pélvica

Será que o Pilates emagrece?

Os exercícios do método pilates tem um papel fundamental na alteração da postura, aumento da resistência muscular, fortalecimento muscular, propriocepção e concentração. Tem sido uma atividade bastante praticada entre homens e mulheres de diferentes idades e tem mostrado grandes resultados principalmente em pacientes com alterações de tônus muscular.

Já conhecemos muitos benefícios do pilates, mas uma dúvida ainda existe acerca do método: pilates emagrece?

Sim! O método pilates pode ajudar na perda de peso, mas o seu principal objetivo não é a queima de calorias durante o exercício por não ser uma atividade que trabalha o sistema cardiovascular.

O pilates trabalha o ganho de massa muscular (massa magra), logo pode ser considerado uma atividade que auxilia na perda de peso. O tecido muscular ou massa magra possui um gasto 3 vezes maior de energia quando comparado a massa gorda (gordura). O resultado é maior gasto de calorias mesmo em repouso.

Apesar de termos resultados positivos com o pilates, este não é o método mais eficiente para emagrecimento. Várias pesquisas indicam que para obtermos um emagrecimento saudável e eficiente precisamos mudar hábitos alimentares e praticar atividade física.

O pilates atua diretamente na postura do indivíduo, fazendo com que ele tenha uma aparência mais esbelta, alongada, “ slim” e muito mais “magro”. Se o paciente quiser acelerar o processo de emagrecimento é bem simples: podemos fazer a associação de exercícios de alta intensidade – treinamento funcional, corridas, circuitos- com o pilates.

Durante as aulas de pilates é exigido do praticante muita concentração e fluidez para realizar os exercícios. Isso faz com que melhorem a concentração e apresentem menos estresse. Durante uma aula de 1 hora podemos observar um gasto calórico de 300 a 500 calorias dependendo da série de exercícios.

 

Dra Juliana Bonfim dos Passos

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates do Centro Terapêutico AKTA Liv

Crefito:  169.491-f

 

Links Úteis

Método de Emagrecimento Akta Liv

Pilates e Diabetes

Emagrecimento Rápido

Dieta Individualizada para Metabolismo

Medicamentos para emagrecer

Dieta cetogênica e emagrecimento